Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Cronologia da EFMM


 
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993

1861 - O general Quentin Quevedo sugere a construção de uma ferrovia nos rios Mamoré e Madeira.

1867 - A Comissão Keller estuda a possibilidade de ligação do Madeira a Guajará-Mirim.

1870 - O coronel George Earl Church funda a Madeira and Mamoré Railway, para construção da ferrovia

1871 - Banqueiros ingleses impõem ao coronel Church a contratação da Public Works Construction Co.

1873 - A Public Works rompe o contrato e abandona as obras.

1877 - O coronel Church assina contrato de construção da ferrovia com a P. & T. Collins.

1879 - A P. & T. Collins abandona as obras, deixando 7 km de linha construída.

1882 - A Comissão Morsing é encarregada de estudar o traçado da ferrovia.

1903 - Brasil e Bolívia assinam o Tratado de Petrópolis. O Brasil assume a construção da EFMM.

1907 - Percival Farquhar funda a Madeira-Mamoré Railway Co. e compra a concessão de construção da EFMM.

Antigo mapa com as conexões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Mapa exposto em um site inglês de leilão de documentos históricos. Não citava fonte,
nem origem, nem nome do proprietário (Carlos Eduardo Campanhã)

1908 - A May, Jeckyll & Randolph inicia a construção da ferrovia a partir de Porto Velho.

1910 - Inauguração do primeiro trecho, de Santo Antônio a Jaci-Paranã.

1912 - Em 1º Ago., inauguração oficial da EF Madeira-Mamoré.

1931 - Alegando que a ferrovia era deficitária, a Madeira-Mamoré Railway Co. interrompe o tráfego. O governo brasileiro restabelece o tráfego e nomeia um interventor. A administração da ferrovia passa a ser brasileira.

1966 - O presidente Castelo Branco transfere a EFMM para o Ministério da Guerra. Cabe ao 5° Batalhão de Engenharia e Construção (5° BEC) a administração.

1972 - Desativação da EF Madeira-Mamoré.

1979 - Publicação da licitação de venda do acervo da ferrovia. Criação da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico do Estado de Rondônia, e Amigos da Madeira-Mamoré.

1980 - Realização do Seminário Madeira-Mamoré, no qual foi solicitada a reativação da ferrovia e a preservação do seu acervo. Início da reativação de 25 km da ferrovia, de Porto Velho a Teotônio.

1981 - Reinaugurado o trecho entre Porto Velho e Santo Antônio (7 km). Reativado o trecho de Guajará-Mirim à Colônia do Iata, na outra extremidade da ferrovia.

1990 - O 5° BEC inicia um processo de abandono do pátio ferroviário da EFMM.

1991 - Paralisação dos passeios turísticos nos trechos reativados. Realização do carnaval na praça da EFMM — promoção Prefeitura de Porto Velho e Projesom.

1992 - Realização do 2° carnaval na EFMM, sobre o pátio ferroviário. Governo de Rondônia lança o projeto de transformação do pátio ferroviário em Centro Cultural e de Eventos. Mobilização da Associação dos Amigos da Madeira-Mamoré e outras entidades civis contra a descaracterização das instalações da ferrovia. Assinado acordo para a preservação do pátio ferroviário da EFMM, entre o governo de Rondônia, o Ministério Público e as entidades de defesa do patrimônio histórico.


Ação da MM Ry Coompany à venda em um site inglês de
leilão de documentos históricos. Não citava fonte, nem
origem, nem nome do proprietário
(Carlos Eduardo Campanhã)
   
  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM
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