Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreosfera

  

   

EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré
A luta pela EF Madeira-Mamoré

Rosendo Vericat
Centro-Oeste n° 73 – 1°-Dez-1992
Vista parcial da estação ferroviária de Porto Velho, junto ao rio Madeira
Vista parcial da estação de Porto Velho, junto ao rio Madeira. Foto: Rosendo Vericat

César Tonetti e José F. Pavelec têm toda razão de se entristecer com o que acontece na EF Madeira-Mamoré (CO-71/18). Mas o mato que cresceu na linha não tem tanta importância como os últimos acontecimentos ocorridos. O mato se limpa; os trilhos e dormentes continuam lá.

Durante a campanha para governador, Piana Filho prometeu reativar a ferrovia. Teve apoio e ganhou a eleição. A primeira providência, por iniciativa de um deputado, foi converter a área do Girador de locomotivas — que o BEC tinha enterrado junto com muitas peças, inclusive braçagens de locomotivas — em um Sambódromo, em nome da cultura.

E a Secretaria de Educação e Cultura afastou da administração da ferrovia Dionísio Shockness, juntamente com os que voluntariamente ajudávamos, parando assim os passeios ferroviários dominicais, que nada custavam ao governo, pois a EFMM se auto-financiava. Privou-se a população do lazer representado pelos passeios até Santo Antônio, ou até o quilômetro 25 (Teotônio).

Então, começou a batalha legal para não deixar perder o que existia da antiga EFMM, tombada pelo Patrimônio Histórico-Cultural da União e do Estado. Nessa oportunidade, o governo federal transferiu todo o acervo para o Estado de Rondônia, junto com uma verba de US$ 3,5 mil, para que fosse reativada a ferrovia.

Pois bem, o governo estadual desvirtuou a coisa e iniciou a construção de um "Centro Cultural" que iria descaracterizar totalmente o que ainda restava da ferrovia.

A Dionísio Shockness, uniu-se o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a Universidade de Rondônia (Unir), a Associação de Professores da Unir, e fundou-se a Associação de Amigos da EF Madeira-Mamoré, pela qual formo parte da comissão de fiscalização.

Com a ajuda de juristas, conseguiu-se um mandado judicial de paralisação das obras do "Centro Cultural", sendo que a empreiteira continua apenas os trabalhos de recuperação do Girador de locomotivas (o Sambódromo não existe mais); e os prédios da primeira oficina.

Queremos reconstituir os pátios de manobra; retornar a Estação à sua função normal; regularizar a situação dos prédios e bens da EF Madeira-Mamoré, que são muitos e importantes, tais como a Administração Central, no começo da Av. 7, hoje ocupado pela diretoria do Banco do Brasil; as áreas do Clube Ferroviário; as casas da Vila Militar, onde moravam os graduados da ferrovia, e muitas mais, cujo aluguel daria para ir mantendo e melhorando a EFMM.

Atualmente, lutamos para recuperar pelo menos 90 km, ou seja, até Jacy-Paranã. Se lutamos, é porque esperamos resultados positivos, e o amigo Pavelec não duvide de que um dia poderá passear pela EF Madeira-Mamoré. Mas, quando voltar a Porto Velho, avise antes, para podermos mostrar-lhe detidamente a situação da ferrovia, o que será um grande prazer.

A EF Madeira-Mamoré recusa-se a morrer e, enquanto houver uma possibilidade, estaremos na luta para não deixá-la desaparecer.

Qualquer ajuda moral que recebermos será muito bem-vinda, haja visto o interesse do Luiz Octávio (ABPF-RJ) e outros, que nos fazem sentir que não estamos sós.

Contatos

Dionísio Shockness
Caixa Postal 317
78900-970 Porto Velho, RO

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Memória das lutas pela EFMM
1985 - Exposição sobre a EF Madeira-Mamoré | 1987 - Conheça a EF Madeira-Mamoré
1987 - Best-seller ajuda a reconstituir a época | 1991 a 1995 - Quadro de Avisos | 1992Apontado "golpe da reativação"
1992 - Comissão Geral EF Madeira-Mamoré | 1992 - Visita à EF Madeira-Mamoré | 1992 - A luta pela EF Madeira-Mamoré
1993 - MIS lança álbum da EF Madeira-Mamoré | 1993 - Madeira-Mamoré reabre este mês
1995 - Governador visita a EF Madeira-Mamoré | 1995 - Linhas de ação para reativar a estrada
1995 - Ferrovia volta a ter esperanças | 2001 - Seminário Internacional EFMM
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM
Cronologia | Tratado de Petrópolis | Fotos da construção | Panorâmica de Porto Velho
A Ferrovia do Diabo | Álbum do MIS | Documentação X destruição | Fotos de 1983
Mapas: 1970 | 1969 | 1965 | 1954 | Estações em 1960 | Abertura dos trilhos | 1910 | 1907
Acervo do Museu | Ferrovias da Amazônia

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade