Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

   

EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Linhas de ação
para reativar a ferrovia


 
Movimento Popular pela Reativação da EFMM
CO-95 – 1° Mai. 1995

Eis os 10 pontos reivindicados pela Associação de Amigos da EF Madeira-Mamoré ao novo governador de Rondônia, Valdir Raupp, em 21 Fev. 1995:

1 – Desvincular administrativamente a EFMM da Fundação Cultura do Estado de Rondônica (Funcer).

2 – Elaborar inventário geral detalhado do patrimônio da EFMM, com a reintegração dos bens móveis e imóveis em poder de terceiros, como determina o Art. 264 da Constituição Estadual.

3 – Reintegração imediata das oficinas, com todos os equipamentos em poder do 5º BEC e outros.

4 – Aquisição de novos equipamentos ferroviários.

5 – Promover a imediata cobertora e restauração dos galpões que foram descobertos pela Construtora Brasília.

6 – Montar esquema de fiscalização para combater o roubo e contrabando de trilhos e outros materiais, nos municípios de Porto Velho, Vila Nova do Mamoré e Guajará-Mirim.

7 – Pintura e manutenção das pontes, pontilhões metálicos e imóveis.

8 – Criação e instalação de um Centro de Memória com o objetivo de resgatar documentos e informações referentes à história da ferrovia.

9 – Viagem de inspeção ao longo da linha férrea para verificar a real situação do leito e acervo.

10 – Incorporar nas linhas de ação as recomendações do Seminário Madeira-Mamoré, realizado em Porto Velho em 1980/Nov, devidamente reavaliadas e atualizadas. (...)

   

Ferrovias

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

Memória das lutas pela EFMM
1985 - Exposição sobre a EF Madeira-Mamoré | 1987 - Conheça a EF Madeira-Mamoré
1987 - Best-seller ajuda a reconstituir a época | 1991 a 1995 - Quadro de Avisos | 1992Apontado "golpe da reativação"
1992 - Comissão Geral EF Madeira-Mamoré | 1992 - Visita à EF Madeira-Mamoré | 1992 - A luta pela EF Madeira-Mamoré
1993 - MIS lança álbum da EF Madeira-Mamoré | 1993 - Madeira-Mamoré reabre este mês
1995 - Governador visita a EF Madeira-Mamoré | 1995 - Linhas de ação para reativar a estrada
1995 - Ferrovia volta a ter esperanças | 2001 - Seminário Internacional EFMM
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM
Cronologia | Tratado de Petrópolis | Fotos da construção | Panorâmica de Porto Velho
A Ferrovia do Diabo | Álbum do MIS | Documentação X destruição | Fotos de 1983
Mapas: 1970 | 1969 | 1965 | 1954 | Estações em 1960 | Abertura dos trilhos | 1910 | 1907
Acervo do Museu | Ferrovias da Amazônia

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade