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EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Conheça a EF Madeira-Mamoré


 
Eduardo Peretto - ABPF
Centro-Oeste n° 20 — Março 1987

Vale a pena conhecer a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para se dar valor aos poucos ferroviários que mantêm o trem funcionando. Este quadro de funcionários é chefiado pelo sr. Dionísio Shockness; a oficina, comandada pelo sr. Silas Shockness. A ferrovia conta com mais 3 maquinistas e 2 foguistas.

Atualmente, a ferrovia está funcionando com apenas 1 locomotiva Mikado n° 18, mas já com bastante desgaste. Está quase pronta a reforma da locomotiva Pacific n° 50, que substituirá a n° 18, para que esta seja recuperada. A terceira locomotiva, Mikado n° 15, também encontra-se parada, esperando uma reforma.

A linha conta com 25 km, mas só 9 são operados, de Porto Velho até Cachoeira de Santo Antônio — o resto, só para excursões. Num plano futuro, está previsto o prolongamento por mais 8 km.

No km 2,5, vemos locomotivas abandonadas e entre os km 3 e 4 inúmeros vagões foram jogados no barranco. Dito pelos ferroviários locais, estes vagões e locomotivas foram abandonados funcioando; além dos carros de madeira que foram queimados, juntamente com todo o arquivo histórico. Qual seria o motivo disso?

A composição funciona com 2 gaiolas, 2 carros de metal (que antigamente eram litorinas) e 3 carros de madeira, sendo que mais um está sendo reformado.

O trem funciona aos domingos, com saídas de Porto Velho, RO, às 8h30, às 9h35, às 10h35, às 11h35, às 14h05, às 15h05 e 16h05.

Junto com a estação funciona um museu, com material usado pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré desde o início de sua construção.

A EFMM está precisando da sua ajuda. Escreva para o governo federal, e para o governo do Estado de Rondônia, solicitando a sua restauração.

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

Memória das lutas pela EFMM
1985 - Exposição sobre a EF Madeira-Mamoré | 1987 - Conheça a EF Madeira-Mamoré
1987 - Best-seller ajuda a reconstituir a época | 1991 a 1995 - Quadro de Avisos | 1992Apontado "golpe da reativação"
1992 - Comissão Geral EF Madeira-Mamoré | 1992 - Visita à EF Madeira-Mamoré | 1992 - A luta pela EF Madeira-Mamoré
1993 - MIS lança álbum da EF Madeira-Mamoré | 1993 - Madeira-Mamoré reabre este mês
1995 - Governador visita a EF Madeira-Mamoré | 1995 - Linhas de ação para reativar a estrada
1995 - Ferrovia volta a ter esperanças | 2001 - Seminário Internacional EFMM
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM
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