Ferrovias da Bahia
Notas sobre o caboose (agora, FCA)
Alexandre Santurian - Dezembro-2000 - via EF Brasil
Sim, o caboose da ex-SR.7 (agora FCA) é do trem de amônia da Fafen, que roda
entre Laranjeiras - SE e Camaçari - BA. Cinco cabooses foram construídos na Bahia
e parecem veículos de combate porque realmente o são.
Os tanques das extremidades contêm água e os cabooses são equipados com
mangotes que possuem a extensão do trem de amônia. Também possuem bombas de água,
ferramentas e EPI's (equipamentos de proteção individual como macacões, botas,
luvas, capacetes, óculos de segurança e máscaras) para as equipagens dos cabooses,
que foram treinadas pela Fafen.
Em caso de vazamento de amônia dos vagões, o jato de água serve para neutralizar
os vapores tóxicos que, por gravidade, vão ao chão.
Os vagões-tanque de amônia possuem paredes duplas justamente por causa do item
segurança e os engates são especiais (com aquela haste vertical): em caso de descarrilamento
de um vagão, todos também tendem a descarrilar, para evitar que se batam uns nos
outros, perfurando as paredes dos tanques.
Todos os cabooses foram projetados pela SR.7 com base nas especificações da
Fafen (ex-Nitrofértil, ainda pertencente ao grupo Petrobrás) e hoje rodam na FCA
com a pintura laranja.
Todos os cabooses são diferentes uns dos outros, mas obedecendo ao mesmo tipo,
com os tanques nas extremidades. Fotografei outros em Alagoinhas, mas ainda não
consegui um scanner, como disse o Flávio. Esses vagões são mesmo chamados pelos
ferroviários daqui como "cabooses", sem tradução alguma.
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