A implantação e desenvolvimento da indústria ferroviária brasileira (incluindo bondes) acompanha, em linhas
gerais, os ciclos conhecidos da industrialização do país: algumas iniciativas pioneiras no segundo reinado; um
surto meteórico nos primeiros anos da República (gorado pela política econômica darwinista que se
seguiu); alguma substituição de importações decorrente da I Guerra Mundial; novo impulso a partir da crise
mundial da década de 1930 e II Guerra Mundial; desenvolvimentismo do pós-guerra; novo impulso governamental no início
da década de 1970; e por fim as chamadas "décadas perdidas" que se seguiram ao "setembro negro"
(1982) e à moratória da dívida (1987).
São essas "décadas perdidas" que saltam à vista, nos gráficos da construção
de vagões e locomotivas no Brasil, de 1971 a 2010.
Os gráficos foram gerados por planilha, a partir dos números indicados pelo site da Abifer
[documentados em 22 Jul. 2011].
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Carros |
Vagões |
Locos |
2010 |
430 |
3261 |
68 |
2009 |
438 |
1022 |
22 |
2008 |
447 |
5118 |
29 |
2007 |
283 |
1327 |
30 |
2006 |
113 |
3668 |
14 |
2005 |
179 |
7597 |
6 |
2004 |
45 |
4740 |
0 |
2003 |
79 |
2399 |
0 |
2002 |
218 |
294 |
5 |
2001 |
79 |
748 |
4 |
2000 |
62 |
1283 |
1 |
1999 |
98 |
1297 |
7 |
1998 |
46 |
869 |
9 |
1997 |
0 |
119 |
2 |
1996 |
12 |
26 |
1 |
1995 |
20 |
386 |
14 |
1994 |
45 |
70 |
6 |
1993 |
147 |
184 |
4 |
1992 |
162 |
200 |
13 |
1991 |
97 |
6 |
27 |
1990 |
12 |
186 |
28 |
1989 |
4 |
216 |
15 |
1988 |
32 |
521 |
5 |
1987 |
58 |
355 |
14 |
1986 |
120 |
1646 |
47 |
1985 |
154 |
1869 |
28 |
1984 |
141 |
799 |
28 |
1983 |
202 |
1411 |
24 |
1982 |
213 |
1843 |
95 |
1981 |
274 |
1086 |
56 |
1980 |
259 |
1710 |
59 |
1979 |
337 |
2549 |
47 |
1978 |
164 |
3455 |
42 |
1977 |
131 |
2908 |
110 |
1976 |
95 |
4479 |
106 |
1975 |
100 |
5025 |
107 |
1974 |
78 |
3576 |
77 |
1973 |
4 |
3406 |
56 |
1972 |
2 |
1496 |
36 |
1971 |
26 |
1935 |
60 |
Fonte: Abifer |
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