Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

   

Viação Férrea do Rio Grande do Sul
Os carros de aço do Trem Farroupilha
Vagões Pullman de 1931

Relatório 1932 da VFRGS
Pesquisa: Alfredo F. Rodrigues

«Pelos motivos já expostos no relatório anual de 1929, foi aberta, por edital de 14 de janeiro de 1930, concorrência pública para a aquisição de 5 carros dormitórios, 4 restaurantes, 6 de 1ª classe e 6 correio-bagagem.

Em 22 de abril do referido ano, foram abertas as propostas apresentadas por várias firmas americanas e européias tendo sido após minucioso estudo feito por uma comissão de engenheiros, considerada a mais vantajosa, tanto sob o ponto de vista técnico como econômico, a oferta da Pullman Car Manufacturing, com quem foi lavrado contrato em 26 de janeiro do corrente ano (1930). A fábrica Pullman fez-se representar nesse ato, pela Braziliam Sales Corporation.

Os carros encomendados, que deverão chegar a Rio Grande nos últimos meses do ano corrente, são inteiramente metálicos e dotados de aperfeiçoamentos mais modernos da técnica ferroviária. O aço das longarinas e de toda superestrutura e chapas de revestimento da caixa e da tolda, peças essas sujeitas a se deteriorarem pela ferrugem, terá uma composição de 20% de cobre.

Será empregado na construção dos carros, em larga escala, o aço prensado, em substituição do perfilado, resultando daí maior simplicidade, menor peso morto e maior solidez.

Os dormitórios, serão divididos em compartimentos de dois leitos cada um, providos todos os camarotes, de água corrente e outros melhoramentos importantes.

A adoção de paredes de aço permitiu construí-las de menor espessura do que as de madeira, o que permitirá aumentar o comprimento dos leitos, tornando-os mais confortáveis.

Foi destacado junto a fábrica, para fiscalizar a construção dos carros, o engenheiro João Simeão Soeiro de Souza, chefe do Almoxarifado.

Carros a adquirir

Não obstante a aquisição dos carros já encomendados, há necessidade de adquirir-se ainda, com a possível brevidade, mais alguns carros, porém, de 2ª classe, inteiramente metálicos, para completar as composições com aqueles, bem como 2 carros-salões, para os trens diurnos entre Porto Alegre e Santa Maria.

Com essas aquisições, a Viação Férrea se colocará no nível das melhores estradas de ferro do País, oferecendo ao público, um serviço digno do progresso do Rio Grande.»

Carros de aço fabricados pela Pullman Car & Manufacturing Corporation – Chicago, USA

Tipo Fabricante Ano 1º Número 2º Número Observações
Correio-Bagagem Pullman Car 1931 281 BC-200  
Correio-Bagagem Pullman Car 1931 282 BC-201 Em Bento Gonçalves – Ferrovia do Vinho
Correio-Bagagem Pullman Car 1931 283 BC-202  
Correio-Bagagem Pullman Car 1931 284 BC-203  
Correio-Bagagem Pullman Car 1931 285 BC-204  
Correio-Bagagem Pullman Car 1931 286 BC-205  
Restaurante Pullman Car 1931 171 R-200  
Restaurante Pullman Car 1931 172 R-201  
Restaurante Pullman Car 1931 173 R-202 Em Bento Gonçalves – Ferrovia do Vinho
Restaurante Pullman Car 1931 174 R-203  
Dormitório Pullman Car 1931 195 DC-204  
Dormitório Pullman Car 1931 196 DC-205  
Dormitório Pullman Car 1931 197 DC-206  
Dormitório Pullman Car 1931 198 DC-207  
Dormitório Pullman Car 1931 199 DC-208  
Primeira Classe Pullman Car 1931 621 P-200  
Primeira Classe Pullman Car 1931 622 P-201  
Primeira Classe Pullman Car 1931 623 P-202  
Primeira Classe Pullman Car 1931 624 P-203  
Primeira Classe Pullman Car 1931 625 P-204  
Primeira Classe Pullman Car 1931 626 P-205  

Numeração

A segunda numeração pode ter sido aplicada já na administração da RFFSA, a partir de 1959.

Foram renumerados pelo SIGO, em 1984, porém ainda não tenho a relação dos números e sua correspondência.

Além da Ferrovia do Vinho alguns, ainda são utilizados pela ALL como alojamento nos trens de serviço.

Observações

Nos relatórios da VFRGS que tenho - 1930-1932-1933 e 1940, não consta em nenhum deles o "Trem Farroupilha". Só fala dos 21 carros Pullman adquiridos dos Estados Unidos.

No relatório de 1940 consta:

«Construção de carros de passageiros, tipo Pullman

De acordo com o programa de serviços a serem executados por conta da "Subvenção da União", ficou estabelecida a construção, nas oficinas da VFRGS, de 22 carros, metálicos, destinados ao serviço de trens de passageiros, os quais obedecerão ao tipo e características dos adquiridos da fábrica Pullman Car Manufacturing. Esses veículos serão construídos em três lotes, sendo o primeiro, composto de 3 carros de primeira classe, 2 dormitórios e 1 restaurante.»

Portanto as plantas de 1942 são referentes a estes carros:

  • Restaurante - 175 e 176
  • Dormitório - 191-192-193 e 194
  • Primeira Classe - 627 a 635

Interessante que no relatório constam 22 carros a serem construídos, mas nas plantas se contam 15.

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  
Agenda do Samba e Choro
Os carros de aço do Trem Farroupilha
Carros Pullman de 1931 | Carros VFRGS de 1942
Primeira Classe | Interior | 621 a 626 | 627 a 635 | P-210
Dormitório | 191 a 194 | 195 a 199
Restaurante | 171 a 174 | 175 a 176 | R-202
Correio-Bagagem | 281 a 286 | BC-201
Farol farroupilha
VFRGS : SR-6 RFFSA : ALL
Os carros de aço do trem Farroupilha | Trem Húngaro | Estação de Santa Maria
DH Esslingen | GMDH1 | Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo
Locomotivas Henschel 2-8-0 | Locomotivas Henschel 2-6-0 + 0-6-2
Estação da Barra de Rio Grande | Trilhos nos molhes da barra
Pintura diesel da VFRGS | Locomotivas da SR-6 | Locomotivas da ALL
Estações em 1930 | Estações em 1960 | Trilhos em 1942 | Trilhos até 1944
1907: EF Porto Alegre a Nova Hamburgo | EF Porto Alegre a Uruguaiana
EF Rio Grande a Bagé | EF Santa Maria ao Uruguai
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1950 | 1898

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