Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

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• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

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• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreosfera

   

Viação Férrea do Rio Grande do Sul
Os carros de aço do Trem Farroupilha
Vagões VFRGS de 1942

Pesquisa: Alfredo F. Rodrigues

Estes carros foram fabricados pela VFRGS nas suas oficinas de Rio Grande, RS.

Os carros fabricados pela VFRGS possuem 2 linhas de rebites na parte inferior. Os carros Pullman, somente uma linha.

Embora sem confirmação específica da incorporação dos carros de 1942 no Trem Farroupilha, ...

No livro Locomotivas articuladas, do Eduardo Coelho, na página 41 consta:

"O sucesso do Trem Farroupilha foi tanto que logo a VFRGS foi obrigada a criar o par extra N1bis e N2bis, utilizando a Garrat na sua capacidade máxima."

O Trem farroupilha era composto de 7 carros: - 1 bagageiro-correio + 2 primeira + 1 restaurante + 1 primeira + 2 dormitórios.

Quatro trens exigiriam 28 carros. Como até 1942 só havia 21 carros, é bem provável que, dos carros construídos em 1942, alguns ou mesmo todos fossem para estes trens extra.

O livro do Eduardo não traz a data em que estes trens extras foram introduzidos.

Carros de aço construídos pela VFRGS

Tipo Fabricante Ano 1º Número 2º Número Observações
Primeira Classe VFRGS 1942 627 P-206  
Primeira Classe VFRGS 1942 628 P-207  
Primeira Classe VFRGS 1942 629 P-208  
Primeira Classe VFRGS 1942 630 P-209  
Primeira Classe VFRGS 1942 631 P-210 Em Bento Gonçalves
– Ferrovia do Vinho
Primeira Classe VFRGS 1942 632 P-211  
Primeira Classe VFRGS 1942 633 P-212  
Primeira Classe VFRGS 1942 634 P-213  
Primeira Classe VFRGS 1942 635 P-214  
Dormitório VFRGS 1942 191 DC-200  
Dormitório VFRGS 1942 192 DC-201  
Dormitório VFRGS 1942 193 DC-202  
Dormitório VFRGS 1942 194 DC-203  
Restaurante VFRGS 1942 175 R-204  
Restaurante VFRGS 1942 176 R-205  

Numeração

A segunda numeração pode ter sido aplicada já na administração da RFFSA, a partir de 1959.

Foram renumerados pelo SIGO, em 1984, porém ainda não tenho a relação dos números e sua correspondência.

Além da Ferrovia do Vinho alguns, ainda são utilizados pela ALL como alojamento nos trens de serviço.

Observações

Nos relatórios da VFRGS que tenho - 1930-1932-1933 e 1940, não consta em nenhum deles o "Trem Farroupilha". Só fala dos 21 carros Pullman adquiridos dos Estados Unidos.

No relatório de 1940 consta:

«Construção de carros de passageiros, tipo Pullman

De acordo com o programa de serviços a serem executados por conta da "Subvenção da União", ficou estabelecida a construção, nas oficinas da VFRGS, de 22 carros, metálicos, destinados ao serviço de trens de passageiros, os quais obedecerão ao tipo e características dos adquiridos da fábrica Pullman Car Manufacturing. Esses veículos serão construídos em três lotes, sendo o primeiro, composto de 3 carros de primeira classe, 2 dormitórios e 1 restaurante.»

Portanto as plantas de 1942 são referentes a estes carros:

  • Restaurante - 175 e 176
  • Dormitório - 191-192-193 e 194
  • Primeira Classe - 627 a 635

Interessante que no relatório constam 22 carros a serem construídos, mas nas plantas se contam 15.

   

Ferreomodelismo

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Agenda do Samba e Choro
Os carros de aço do Trem Farroupilha
Carros Pullman de 1931 | Carros VFRGS de 1942
Primeira Classe | Interior | 621 a 626 | 627 a 635 | P-210
Dormitório | 191 a 194 | 195 a 199
Restaurante | 171 a 174 | 175 a 176 | R-202
Correio-Bagagem | 281 a 286 | BC-201
Farol farroupilha
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