Nilson Rodrigues
|
|
Foto 1 - Galpão de selecionamento de bananas, que é uma construção comum a todas as fazendas. As bananas chegam ao galpão por ferrovia e, após a classificação, são carregadas em caminhões rumo à Ceasa. Note também 2 pranchas de 4 eixos. Foto de Nilson Rodrigues, na Fazenda Jatobatuba.
Foto 2 - Frota da Fazenda Araraú, a contar da esquerda: (1) Locomotiva Simplex modificada, com novo motor e radiador reposicionado; (2) Locomotiva Simplex original, com o radiador na posição de fábrica; (2) Locomotiva Orenstein & Koppel. Foto de Nilson Rodrigues.
Foto 3 - Composição típica das ferrovias bananeiras: 1 locomotiva Simplex com 2 a 3 pranchas de banana, rumando para o galpão de classificação. Note a posição do maquinista, na transversal. Foto de Cid Beraldo.
Foto 4 - Galpão de selecionamento de bananas da Fazenda São Francisco, em Itariri. Foto de Nilson Rodrigues.
Foto 5 - Arranjo típico da ferrovia atravessando o bananal, na Fazenda Jatobatuba, onde se pode notar a forma rústica do assentamento dos trilhos. Foto de Cid Beraldo.
Foto 6 - Locomotiva Planet, já desativada, na Fazenda Jatobatuba, em Peruíbe. Foto de Cid Beraldo.
Foto 7 - Dentre os troleys motorizados da mini-ferrovia da Fepasa em Mongaguá, este é o mais "sofisticado", com um toldo de cobertura e câmbio de marchas. Devido às inundações, o motor é colocado em local alto. Foto de Nilson Rodrigues.
Foto 8 - Ponte sobre o rio Preto, em Mongaguá. Cruzá-la com pranchas carregadas de banana é uma operação de alto risco. Foto de Nilson Rodrigues.
Foto 9 - Foi uma surpresa encontrar esta "puro-sangue" Henschel, nº de série 6513, de 1939, em reparos ao lado de sacos de adubo e caixas de banana. Foto de Nilson Rodrigues, na Fazenda São Francisco, em Itariri.
Foto 10 - Locomotiva Orenstein & Koppel sem placas de identificação — outra "puro-sangue", cuja descoberta foi gratificante. O motor diesel já não é original, substituído por um Yanmar. Foto de Nilson Rodrigues, na Fazenda Araraú, Itanhaém.
Foto 11 - Locomotiva Simplex — provavelmente, a mais tradicional marca de locomotivas desse tipo. Note o arranjo do motor, transversal, e o radiador exposto, acionado por correia. Foto de Cid Beraldo, na Fazenda Jatobatuba.
Foto 12 - Túnel sob a rodovia da Banana, que liga Peruíbe à BR-116. A altura do túnel é de apenas 1,6 m. Foto de Nilson Rodrigues, na Fazenda São Francisco, Itariri.
Foto 13 - Esse é o tipo mais comum de ponte nas "bananeiras": 2 toras longitudinais, alguns dormentes sobre elas e 2 pranchas de madeira para pedestres. Foto de Cid Beraldo, na Fazenda São Francisco.
Foto 14 - Outra interessante locomotiva, marca Ruston, fabricada na Inglaterra. Gostamos desta locomotiva, por ter linhas harmoniosas. Foto de Cid Beraldo, na Fazenda Áurea, Itanhaém.
Sede da Fazenda Araraú, situada entre Itanhém e Peruibe, junto às encostas da Serra do Mar. A Fazenda Araraú mantém ativas duas locomotivas "Simplex" e uma locomotiva Orenstein & Koppel guardada nas oficinas, em condições de operação. Os trilhos à esquerda conduzem ao barracão onde ficam as locomotivas, e o trilho onde está a prancha para bananas, leva ao interior da fazenda, onde se colhem as bananas.
Sede da Fazenda Caepupu, que é na verdade um prolongamento da Fazenda Araraú, já que ambas pertencem ao mesmo dono, e são administradas pela mesma pessoa. A Fazenda Caepupu tem um histórico interessante, pois foi concebida para produzir cacau...porém a experiência não deu certo e hoje boa parte dela está inativa, com galpões inteiros fechados. Tivemos oportunidade de ver um grande galpão, com todos os maquinários internos, que aparentemente nunca operaram... Quase todo o complexo hoje, é utilizado para processar bananas e alojar todos os funcionários, já que a sede da Araraú é muito pequena e não dispõe de alojamento. No mapa que temos à mão, dá para se ver que o complexo de ferrovia tipo decauville dessa fazenda era enorme, porém foi desativado. Encontramos duas locomotivas abandonadas ao longo da fazenda, as duas em condições desfavoráveis, ao relento.
Uma das locomotivas que restaram da Fazenda Caepupu, uma Henschel n° 1663, ano 1938. Esta loco é irmã daquela que se encontra na Fazenda São Francisco, porém seu estado é de total irrecuperabilidade, já que está exposta ao tempo há longa data. Como foi dito, o sistema de ferrovia da Caepupu foi erradicado há mais de 15 anos, mas segundo consta era bem maior do que o da Araraú.
Foto feita por John Kirchner em Ago-2000, quando de suas férias no Brasil. Durante uma de suas incursões pelas bananeiras, descobriu uma Planet abandonada na Fazenda Caepupu. Essa foto faz parte do site do Kirchner, porém acho que seria interessante colocar no nosso site também, pois é uma raridade.
Esta foto foi feita na Fazenda Laranjeiras, que fica muito proxima da cidade de Peruibe. Parece-nos ser muito parecida com a Orenstein & Koppel da Araraú, pelo menos externamente. A Fazenda Laranjeiras está desativada há uns 20 anos, e produzia algo que não me parece muito comum: farinha de banana, cujo emprego eu não conheço. Também possuia, pelo que ouvi, um grande sistema decauville em suas dependências.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |