Relatório Fepasa - 1998*
|
O relatório lembra que os primeiros estudos para implantação da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná foram realizados pelo Ministério dos Transportes, através do Geipot, em 1979.
O gabarito de navegação fluvial seria de 10 metros de altura, com o eixo da hidrovia entre o maciço submerso da Ilha Grande e a margem de Mato Grosso do Sul.
Em 1982, a Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. elaborou para o DNER projeto executivo de uma ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, no mesmo local, em ponte e aterro, subdividida em dois trechos de 1.180m cada, com aterros de acesso e um aterro intermediário de 235 m, apoiado sobre o maciço submerso da antiga Ilha Grande.
|
Decorridos cerca de 10 anos entre o primeiro projeto executivo e o início das obras de construção da ponte, as condicionantes básicas de projeto e de implantação foram alteradas:
A altura do gabarito de navegação fluvial passou de 10 para 13 m de altura, na nova regulamentação da Marinha.
Essas alterações elevaram e modificaram o perfil da ponte, exigindo a revisão do projeto executivo original.
Também foi necessário adequar a metodologia de cálculo às novas exigências das Normas Brasileiras revisadas pela ABNT, modificadas nesses quase 10 anos, tais como:
NBR-7188, de 1984 (cargas móveis em pontes rodoviárias) que exige o trem-tipo de 45tf em substituição ao de 36tf da antiga NB-6/60.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |