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• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

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• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Mudanças no projeto da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná

Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã

O relatório lembra que os primeiros estudos para implantação da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná foram realizados pelo Ministério dos Transportes, através do Geipot, em 1979.

O gabarito de navegação fluvial seria de 10 metros de altura, com o eixo da hidrovia entre o maciço submerso da Ilha Grande e a margem de Mato Grosso do Sul.

Em 1982, a Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. elaborou para o DNER projeto executivo de uma ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, no mesmo local, em ponte e aterro, subdividida em dois trechos de 1.180m cada, com aterros de acesso e um aterro intermediário de 235 m, apoiado sobre o maciço submerso da antiga Ilha Grande.

Decorridos cerca de 10 anos entre o primeiro projeto executivo e o início das obras de construção da ponte, as condicionantes básicas de projeto e de implantação foram alteradas:

  • A altura do gabarito de navegação fluvial passou de 10 para 13 m de altura, na nova regulamentação da Marinha.

  • O eixo da hidrovia, antes posicionado entre o maciço submerso da Ilha Grande e a margem de Mato Grosso do Sul, foi transferido para a margem São Paulo, por razões de segurança ligadas à baixa capacidade de manobra dos comboios face aos obstáculos submersos.

Essas alterações elevaram e modificaram o perfil da ponte, exigindo a revisão do projeto executivo original.

Também foi necessário adequar a metodologia de cálculo às novas exigências das Normas Brasileiras revisadas pela ABNT, modificadas nesses quase 10 anos, tais como:

  • NBR-7188, de 1984 (cargas móveis em pontes rodoviárias) que exige o trem-tipo de 45tf em substituição ao de 36tf da antiga NB-6/60.

  • NBR-7187, de 1987, que altera os critérios de cálculo e os coeficientes de segurança em relação aos recomendados pela NB-2/61.
Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná
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