Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Perfil longitudinal da ponte rodoferroviária, com indicação dos pilares, trechos, distâncias e níveis
Perfil longitudinal da ponte rodoferroviária, com indicação dos pilares, trechos, distâncias e níveis

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Perfil técnico da ponte
rodoferroviária sobre o rio Paraná


 
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã

O projeto final, cuja concepção básica foi apresentada em 1991, apresenta as seguintes características gerais:

  • superestrutura metálica, formada por duas treliças de banzos paralelos, com estrado inferior suporte da via férrea e estrado superior suporte da via rodoviária, esta com 17,40 m de plataforma. O comprimento da superestrutura da ponte é de 2.600 m, com vãos de 100 m, sendo a extensão necessária para a travessia complementada por dois aterros de encontro em enrocamento, com 600 m de extensão do lado São Paulo e 400 m do lado Mato Grosso do Sul, situados nas margens opostas.

  • vãos contínuos de 600, 700, 700, 600 m (constituindo trechos denominados I, II, III e IV, respectivamente).

  • juntas de dilatação apenas sobre o sexto e vigésimo pilares (P6 e P20).

  • ligação da superestrutura com os pilares através de apoios fixos, exceto nos pilares P6 (para o trecho II) e P20 (para o trecho III).

As meso e infraestruturas, em concreto armado, foram assim concebidas:

  • Nas cabeceiras da obra (E1 no lado S.Paulo; E2 no lado Mato Grosso), encontros equipados com aparelhos de apoio especiais, capazes de absorver esforços horizontais apreciáveis, da ordem de 12.000 kN. Tais esforços, somados aos esforços verticais, são transferidos a um bloco apoiado em 10 (dez) tubulões de 2 m de diâmetro: o conjunto (bloco e tubulões) encontra-se mergulhado em aterro de enrocamento, com cerca de 30 m de profundidade, obtendo-se assim um apoio com grande rigidez a deslocamentos horizontais.

  • Pilar P13, também concebido para funcionar como elemento rígido, posicionado no centro da ponte, devendo absorver esforços de extraordinárias magnitude, da ordem de 24.000 kN, que resultam dos efeitos de frenagem e variação de temperatura gerados no trecho de I.400 m (trechos II e III, fixos nesse pilar).

  • Pilares Intermediários, constituídos por pilares de seção circular ligados aos blocos de coroamento que se apoiam, cada um, em 4 tubulões (para 4 pilares) ou 6 tubulões (para os pilares restantes), tubulões esses com 2 m de diâmetro. Os conjuntos formados por esses pilares, blocos e respectivos tubulões (P1 a P12 e P14 a P25) apresentam altura variando entre 25 m e 62 m, o que lhes confere grande flexibilidade.

Todos os tubulões encontram-se engastados no maciço rochoso com diâmetro de 1,80 m e comprimento de engastamento mínimo de 4 m, em função da grandeza dos esforços horizontais transmitidos à rocha de fundação, nesse trecho de engastamento.

Perfil técnico
Cabeceira E1 (SP) e Trecho I | Trechos I e II | Trechos II e III
Trechos III e IV | Trecho IV e Cabeceira E2 (MS)
Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná
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Ferronorte
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Ponte sobre o Rio Paraná | Documentário: Ferrovia Senador Vuolo
   

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Plataforma de embarque: 1995

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