|
|
Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
|
|
A superestrutura metálica foi previamente montada em canteiros sobre os aterros os trechos I e II no lado São Paulo e os trechos III e IV no lado Mato Grosso do Sul. Após a montagem completa (700 m), o trecho II foi empurrado para a sua posição definitiva, deslizando sobre sobre os pilares já executados. Em seguida foi empurrado o trecho I.
O mesmo procedimento foi adotado para os trechos III e IV, respectivamente, do lado Mato Grosso do Sul.
Sobre os aterros adjacentes às cabeceiras da obra foram construídos blocos provisórios que serviram de apoios temporários para a montagem da superestrutura e para o início do empurramento, chamados "blocos de lançamento". Para completar o processo, foram instalados nos pilares P3 e P7, no lado São Paulo, e P19 e P23, no lado Mato Grosso do Sul, macacos para aplicação de forças iguais a 2.400 kN necessárias ao empurramento. Para aliviar os esforços nesses pilares, ocasionados por aquela força, foram instalados tirantes protendidos unindo os topos dos pilares e ancorados nos encontros (E1 e P13, P13 e E2).
O lançamento de trechos de até 700 metros, com vãos de 100 metros, constitui recorde no Brasil, para esse método construtivo.
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
|
Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016 Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016 U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016 |
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |