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Vista do acesso ferroviário do lado São Paulo da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. À esquerda dos trilhos, espaço preparado para o futuro pátio de manobra dos trens
Vista do acesso ferroviário do lado São Paulo da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. À esquerda dos trilhos, espaço preparado para o futuro pátio de manobra dos trens

Ferrovias

• A “mancha ferroviária” em Santa Maria (RS), 1966 - 12 Nov. 2014

• Traçados antigos e atuais da ferrovia em Santa Maria (RS) - 3 Nov. 2014

• Cronologia, cidades e pátios da Ferrovia Norte-Sul - 24 Mai. 2014

• Trem das Termas - 17 Mai. 2014

• A reativação da EFMM em 1981 - 7 Abr. 2014

• A fábrica de locomotivas Villares- 6 Abr. 2014

• Locomotivas GMSA GT18MC e GT26MC Spoornet Tração - 7 Mar. 2014

• Antigos carros de madeira EFVM: AD - Administração | AI - Inquérito | AP - Pagador | AR - Restaurante Administração | ESF - Correio Bagagem Condutor | B - Primeira Classe | BR - Primeira Classe Buffet | BC - Primeira e Segunda Classe | C - Segunda Classe | R - Restaurante - 14 Fev. 2014

  

Ferreosfera

   

Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Acesso ferroviário à ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná


 
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã

De acordo com o relatório da Fepasa, o Acesso Ferroviário construído em via singela, com bitola larga (1,60 m), tem um comprimento aproximado de 16.500 metros. Este acesso se inicia no Pátio Ferroviário de Santa Fé do Sul, da Fepasa, e termina junto ao Encontro E1 da Ponte Rodoferroviária, localizada na margem do Rio Paraná, lado São Paulo.

Como parte do Acesso Ferroviário, a Fepasa estava construindo um novo pátio, denominado Rubineia Novo, para dar apoio à operação e integração da sua rede com a Ferronorte. A Fepasa optou pela construção de um novo pátio ferroviário, ao invés de ampliar e adaptar o pátio existente na cidade de Santa Fé do Sul, por dois motivos: (1) o novo pátio serria construído ao lado do lago de Ilha Solteira, o que possibilitaria a implantação do sistema intermodal ferrovia / hidrovia; e (2) a ampliação e adaptação do pátio ferroviário existente geraria um impacto muito grande, por situar-se dentro do perímetro urbano da cidade de Santa Fé do Sul. Para atender às necessidades de operação do sistema a ser implantado, o Pátio de Rubineia Novo teria uma extensão de aproximadamente 2.400 m, com 5 vias secundárias além da principal que, somadas, atingiriam uma extensão de 8.000 metros .

O traçado escolhido aproveita parte do antigo leito da ferrovia que ligava a cidade de Santa Fé do Sul à antiga cidade de Rubineia, inundada quando da formação do lago de Ilha Solteira.

Características técnicas

  • Largura da Bitola: 1,60 m
  • Rampa máxima na Ponte: 1,04 %
  • Rampa máxima na Ligação: 0,50 %
  • Raio mínimo de curva horizontal: 600,00 m
  • Largura da plataforma: 9,00 m
  • Velocidade diretriz: 110,00 km/h
  • Gabarito vertical: 7,10 m
   

Ferreofotos

• A primeira estação de Santa Maria (RS) - 3 Nov. 2014

• Locomotivas B12 na SR6 RFFSA - 2 Nov. 2014

• Locomotiva MX620 nº 2702 na nova pintura Ferroeste - 15 Out. 2014

• G12 nº 9128 na nova pintura Ferroeste - 15 Out. 2014

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• Locomotivas SD70ACe VL! na Ferrovia Norte-Sul - 24 Mai. 2014

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• Trem Azul - 24 Abr. 2014

• Locomotivas GM Villares SD40-2 EF Carajás - 31 Mar. 2014

  

Bibliografia

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Corcovado: a conquista da montanha de Deus - 16 Mar 2013

Detalhe do acesso ferroviário da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná do lado São Paulo, ao final do futuro pátio de manobra dos trens
Detalhe do acesso ferroviário da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná do lado São Paulo, ao final do futuro pátio de manobra dos trens
Mapa dos trilhos do acesso ferroviário à ponte sobre o rio Paraná, com indicação do futuro pátio de manobra dos trens
Mapa dos trilhos do acesso ferroviário à ponte sobre o rio Paraná, com indicação do futuro pátio de manobra dos trens
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