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Vista do acesso ferroviário do lado São Paulo da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. À esquerda dos trilhos, espaço preparado para o futuro pátio de manobra dos trens
Vista do acesso ferroviário do lado São Paulo da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. À esquerda dos trilhos, espaço preparado para o futuro pátio de manobra dos trens

Ferrovias

• Artilharia ferroviária no Brasil - 26 Out. 2013

• Locomotivas da SR2 RFFSA - 23 Out. 2013

• Locomotivas da EFCB / RFFSA - 21 Out. 2013

• As locomotivas Alco FA1 (EM) - 21 Out. 2013

• Locomotiva “Manchester”: a primeira do Brasil? - 18 Out. 2013

• Planta da locomotiva a vapor Henschel 0-8-0 da EF Sorocabana - 18 Out. 2013

• Planta da locomotiva Baronesa na EFCB - 16 Out. 2013

Esplanada Ferroviária de Bauru - 17 Set. 2013

• Locomotiva Zezé Leone: história e projeto de trem turístico - 22 Jul. 2013

• Estação “Central” de Belo Horizonte - 18 Jul. 2013

• Ferrovia, frigoríficos e vagões isotérmicos no Brasil - 25 Fev 2013

  

Ferreosfera

   

Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Acesso ferroviário à ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná


 
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã

De acordo com o relatório da Fepasa, o Acesso Ferroviário construído em via singela, com bitola larga (1,60 m), tem um comprimento aproximado de 16.500 metros. Este acesso se inicia no Pátio Ferroviário de Santa Fé do Sul, da Fepasa, e termina junto ao Encontro E1 da Ponte Rodoferroviária, localizada na margem do Rio Paraná, lado São Paulo.

Como parte do Acesso Ferroviário, a Fepasa estava construindo um novo pátio, denominado Rubineia Novo, para dar apoio à operação e integração da sua rede com a Ferronorte. A Fepasa optou pela construção de um novo pátio ferroviário, ao invés de ampliar e adaptar o pátio existente na cidade de Santa Fé do Sul, por dois motivos: (1) o novo pátio serria construído ao lado do lago de Ilha Solteira, o que possibilitaria a implantação do sistema intermodal ferrovia / hidrovia; e (2) a ampliação e adaptação do pátio ferroviário existente geraria um impacto muito grande, por situar-se dentro do perímetro urbano da cidade de Santa Fé do Sul. Para atender às necessidades de operação do sistema a ser implantado, o Pátio de Rubineia Novo teria uma extensão de aproximadamente 2.400 m, com 5 vias secundárias além da principal que, somadas, atingiriam uma extensão de 8.000 metros .

O traçado escolhido aproveita parte do antigo leito da ferrovia que ligava a cidade de Santa Fé do Sul à antiga cidade de Rubineia, inundada quando da formação do lago de Ilha Solteira.

Características técnicas

  • Largura da Bitola: 1,60 m
  • Rampa máxima na Ponte: 1,04 %
  • Rampa máxima na Ligação: 0,50 %
  • Raio mínimo de curva horizontal: 600,00 m
  • Largura da plataforma: 9,00 m
  • Velocidade diretriz: 110,00 km/h
  • Gabarito vertical: 7,10 m
   

Ferreofotos

• Canhão ferroviário e vagão-peça - 26 Out. 2013

• Locomotiva RS3 da EFCB / RFFSA - 25 Out. 2013

• U22C | MX620 | G8 BB | GL8 | U5B - 22 Out. 2013

• As locomotivas MX620 - 22 Out. 2013

• O desfile da locomotiva Baronesa na Av. Rio Branco, em 1934 - 16 Out. 2013

• As locomotivas suecas da EF Rio do Ouro - 13 Out. 2013

• Locomotivas U20C “Namibianas” em operação na FCA - 23 Set. 2013

• Apresentação da última pintura Fepasa em 1995 - 18 Set. 2013

• Apresentação da locomotiva “Tentugal” em 1995 - 14 Set. 2013

• A viagem da “Baratinha” n° 502 em 1995 - 13 Set. 2013

  

Bibliografia

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Mad Maria - Marcio Souza - 2 Abr 2013

• Corcovado: a conquista da montanha de Deus - 16 Mar 2013

Detalhe do acesso ferroviário da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná do lado São Paulo, ao final do futuro pátio de manobra dos trens
Detalhe do acesso ferroviário da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná do lado São Paulo, ao final do futuro pátio de manobra dos trens
Mapa dos trilhos do acesso ferroviário à ponte sobre o rio Paraná, com indicação do futuro pátio de manobra dos trens
Mapa dos trilhos do acesso ferroviário à ponte sobre o rio Paraná, com indicação do futuro pátio de manobra dos trens
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Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná | Documentário: Ferrovia Senador Vuolo

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