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Vista do acesso ferroviário do lado São Paulo da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. À esquerda dos trilhos, espaço preparado para o futuro pátio de manobra dos trens
Vista do acesso ferroviário do lado São Paulo da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. À esquerda dos trilhos, espaço preparado para o futuro pátio de manobra dos trens

Ferrovias

• Para uma história do trem Barrinha - 30 Mar. 2015

• Estações da CPEF em 1960 - 13 Jan. 2015

• AMVs produzidos no Brasil pela Jaraguá - 27 Dez. 2014

• Produção de vagões e locomotivas no Brasil - 1971-2014 - 27 Dez. 2014

• Cabine de sinalização da EFVM em Governador Valadares - 21 Dez. 2014

• Cabine nº 3 da Central do Brasil - Engenho Novo - 19 Dez. 2014

• Pátio da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis - 12 Dez. 2014

• Cronologia dos trechos do tronco ferroviário sul (TPS) - 6 Dez. 2014

• Viagem de inspeção ao eixo ferroviário São Paulo - Porto Alegre em 1981 - 6 Dez. 2014

  

Ferreosfera

   

Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Acesso ferroviário à ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná


 
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã

De acordo com o relatório da Fepasa, o Acesso Ferroviário construído em via singela, com bitola larga (1,60 m), tem um comprimento aproximado de 16.500 metros. Este acesso se inicia no Pátio Ferroviário de Santa Fé do Sul, da Fepasa, e termina junto ao Encontro E1 da Ponte Rodoferroviária, localizada na margem do Rio Paraná, lado São Paulo.

Como parte do Acesso Ferroviário, a Fepasa estava construindo um novo pátio, denominado Rubineia Novo, para dar apoio à operação e integração da sua rede com a Ferronorte. A Fepasa optou pela construção de um novo pátio ferroviário, ao invés de ampliar e adaptar o pátio existente na cidade de Santa Fé do Sul, por dois motivos: (1) o novo pátio serria construído ao lado do lago de Ilha Solteira, o que possibilitaria a implantação do sistema intermodal ferrovia / hidrovia; e (2) a ampliação e adaptação do pátio ferroviário existente geraria um impacto muito grande, por situar-se dentro do perímetro urbano da cidade de Santa Fé do Sul. Para atender às necessidades de operação do sistema a ser implantado, o Pátio de Rubineia Novo teria uma extensão de aproximadamente 2.400 m, com 5 vias secundárias além da principal que, somadas, atingiriam uma extensão de 8.000 metros .

O traçado escolhido aproveita parte do antigo leito da ferrovia que ligava a cidade de Santa Fé do Sul à antiga cidade de Rubineia, inundada quando da formação do lago de Ilha Solteira.

Características técnicas

  • Largura da Bitola: 1,60 m
  • Rampa máxima na Ponte: 1,04 %
  • Rampa máxima na Ligação: 0,50 %
  • Raio mínimo de curva horizontal: 600,00 m
  • Largura da plataforma: 9,00 m
  • Velocidade diretriz: 110,00 km/h
  • Gabarito vertical: 7,10 m
   

Ferreoclipping

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Memorável Trem de Ferro - Domingo - na CNT - 14 Jul. 2013

EFVM vai dobrar capacidade do trem de passageiros durante férias de Julho - 27 Jun. 2013

  

Bibliografia

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

Detalhe do acesso ferroviário da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná do lado São Paulo, ao final do futuro pátio de manobra dos trens
Detalhe do acesso ferroviário da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná do lado São Paulo, ao final do futuro pátio de manobra dos trens
Mapa dos trilhos do acesso ferroviário à ponte sobre o rio Paraná, com indicação do futuro pátio de manobra dos trens
Mapa dos trilhos do acesso ferroviário à ponte sobre o rio Paraná, com indicação do futuro pátio de manobra dos trens
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