Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Foto 3 - Vista aérea da queda principal da Cachoeira de Santo Antônio, no rio Jari
Foto 3 - Vista aérea da queda principal da Cachoeira de Santo Antônio, no rio Jari. Era intenção de Daniel Ludwig construir, neste local, uma hidrelétrica

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Estrada de Ferro Jari
Livros & links

Flavio de Britto Pereira

Livros

Tenho vários livros sobre o Jari, inclusive o do Glauco Carneiro, que foi encomendado e financiado pelo próprio grupo que assumiu.

Outro, mais completo, conta a história desde o tempo da ocupação indígena, escrito por um engenheiro nosso que nasceu na região e cujo pai era dono do único cartório local, portanto ele guarda todos os livros e tem dados interessantíssimos sobre a sucessão das fazendas e a contabilidade dos antigos donos daquele castanhal e seringal. Este livro está à venda e chama-se Jari – 70 anos de História, do eng° Cristóvão Lins, ao qual foi me dada a honra de prefaciar. Já existe um resumo bastante correto no site Ferreomodelismo Verde e Amarelo, com fotos das únicas duas locomotivas do Jari.

Links

O sonho americano - A reportagem da revista Horizonte Geográfico tem muitos erros. Na realidade o projeto não "naufragou". Após 6 meses de nacionalização, deu o seu primeiro lucro operacional, e hoje continua dando bons lucros e pagando a sua dívida do passado. O problema são os grandes empréstimos em iene e dólar, que dificultam a amortização da dívida, pois nos primeiros anos de nacionalização o Jari trabalhava só para pagar o serviço da dívida. Quanto à floresta, hoje podemos verificar que, graças aos trabalhos desenvolvidos durante os dez primeiros anos da administração Antunes, é a floresta cultivada mais produtiva do mundo, produzindo 60 toneladas de madeira por hectare-ano. Para se ter idéia, a fase Ludwig plantou 137.000 ha, para produzir 830.000 toneladas de madeira por ano, e a fase Antunes, mudando as espécies e melhorando-as geneticamente, tem hoje plantados apenas 47.000 hectares para produzir 1.240.000 toneladas de madeira/ano.

   


Duas reportagens da série Redescobrindo o Brasil, d'O Estado de S. Paulo, abordam aspectos da história e da atualidade do Jari:

A expedição nazista ao Jari - Esta história está bem contada no livro do Cristóvão Lins, Jari – 70 anos de História (Livro narra história semelhante).

A favela de palafitas do Beiradão / Laranjal do Jari - Quando a Jari Florestal iniciou suas operações no Pará, existia uma pequena comunidade ao longo da margem do lado do Amapá, que logo se expandiu pela perspectiva de trabalho assalariado, crescendo e se tornando a segunda cidade em arrecadação do Estado, e mesmo assim este dinheiro — que é muito mais que o arrecadado pela grande maioria dos municípios brasileiros — não volta em benefícios para aquela comunidade, como deveria voltar. Apesar disto, conheci bem as favelas sobre palafitas do Amazonas, de Belém, do Maranhão e do próprio Amapá, e nenhuma se compara ao Laranjal do Jari, pois nesta, ao contrário, corre muito dinheiro, tanto que as lojas comerciais funcionavam como zona livre, podendo-se comprar quase tudo que se comprava em Manaus na época da Zona franca. Alem disso, o garimpo na região concentrava muita riqueza nas mãos dos comerciantes, e podia-se comprar a grama de ouro de boa qualidade a preços muito abaixo dos praticados nas bolsas. O nível cultural também é bem mais elevado, pois muitos profissionais que trabalhavam para a Cia. moravam lá, inclusive engenheiros das empreiteiras, por falta absoluta de moradia em Monte Dourado (Jovens do Jari vêem em gangues a única perspectiva | "Estou marcado de terçado pra cá, pra lá" | Bonita e alegre, Suelem sonha ser dançarina | Quituteira ajuda a salvar crianças na terra das palafitas).

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

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