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Estrada de Ferro Jari
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Locomotivas diesel-elétricas modelo SD 38-2 fabricadas pela Eletromotive Division da General Motors Corporation, em La Grange, Illinois. A locomotiva desenvolve 2200 HP a 900 rotações com motor GM diesel da EMD, de dois tempos e 16 cilíndros em "V".
A locomotiva está equipada com freio dinâmico (nas descidas longas o freio dinâmico é aplicado e a tração fica temporariaamente suspensa). A Locomotiva é constituída de dois truques de 3 eixos totalizando seis eixos e 6 motores de tração de 400 KW.
O gerador principal diretamente acoplado ao motor, desenvolve 2300 KW. Para atender a motores auxiliares, há arrefecimento da água e ventilação das resistências no caso de operar o freio dinâmico.
Cada locomotiva tracionava 20 a 22 vagões-plataforma especialmente desenhados pela Cobrasma com capacidade unitária de 60 toneladas. Transportava diariamente 60 a 80 vagões (cada trem de 20 vagões transportava 1200 toneladas de madeira dos diversos pátios de carregamento para a fábrica de celulose).
O consumo de combustível calculado e verificado era de 170 g por cavalo / hora.
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