Trem da Vale: Ouro Preto - Mariana
A locomotiva do "Trem da Vale"
Flavio R. Cavalcanti - 2006
A (primeira) locomotiva do trem turístico da CVRD é uma 2-10-2 "Santa
Fé" [ou 1E1; ver classificação
White] fabr. Skoda, 1949 [fabr. nº 1977; ex-nº 1347 Ferrocarriles General Belgrano (Argentina);
ex-nº 401 EF Dª Teresa Cristina / RFFSA], do acervo da Associação
Nacional de Preservação Ferroviária, reformada pela regional ABPF-Tubarão e transportada por rodovia até
os novos trilhos da linha de Ouro Preto a Mariana.
Não foi a primeira viagem rodoviária da locomotiva. Da FCGB argentina — que as empregava na linha do Trasandino
Norte, entre Salta e Socompa, nos Andes —, as 11 locomotivas "Santa Fé" Henschel e Skoda (desenho Baldwin) adquiridas
em 1979 para a EFDTC partiram no ano seguinte em 2 comboios, de Tucumán para a fronteira da Bolívia, seguindo por Yacuiba e
Santa Cruz de la Sierra (Enfe - Red Oriental) até Corumbá, Bauru (SR-4/RFFSA), Ourinhos, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Mafra
(SR-5/RFFSA) e Porto Alegre (SR-6/RFFSA), onde chegaram após 4.721 km, 1 golpe de estado (Bolívia) e 45 dias.
Duas alternativas mais curtas — pela Sorocabana até Santos e navegação até São Francisco do Sul; ou por
ferrovia até São Francisco do Sul, de onde seguiriam por carretas — foram descartadas devido ao gabarito insuficiente de um
viaduto sobre a rodovia nas proximidades de Florianópolis. Daí, a opção por Porto Alegre, onde chegaram a 19 de
agosto de 1980, sendo embarcadas para Tubarão, onde chegaram no início de setembro [Sergio Martire,
EF Dª Thereza Christina, ABPF].
A crise do petróleo, que havia despertado novos projetos para o carvão de Santa Catarina, completava 7 anos.
|