Trem turístico Ouro Preto - Mariana
Locomotiva G8 nº 4066
FCA
Flavio R. Cavalcanti - 21 Dez. 2015
Desde a reinauguração do Trem turístico Ouro Preto - Mariana, em 2006, ficou evidente que a locomotiva a vapor escolhida, uma Santa Fé (2-10-2) Skoda, com 10 rodas de tração, não tinha sido uma boa escolha para tracionar os 4
carros
nas curvas fechadas do trecho, com subida de 300 metros, em rampas de mais de 2%.
Tornou-se necessário, desde o início, acoplar a locomotiva diesel-elétrica G8 nº 4066
FCA
na cauda do trem, ajudando a empurrá-lo na subida.
Com o tempo, um segundo problema se tornou evidente: A locomotiva a vapor, com sua longa base rígida de 10 rodas motrizes (5 eixos), forçava os trilhos nas curvas apertadas do trecho sinuoso entre as montanhas.
A solução encontrada foi encostar a potente locomotiva a vapor, hoje estática, para fotos e visitação, e colocar no comando a brava locomotiva G8.
A diesel-elétrica G8 foi, então, pintada de preto carvão, com as laterais do chassi em vermelho vivo, para mimetizar-se ao papel de condutora do trem turístico, no lugar da esperada locomotiva a vapor.
Em sua versão inicial (acima), a nova pintura ostentava a logomarca da
FCA
na parte frontal; e nas laterais a inscrição Trem da Vale com o losango em cacos, tudo em branco.
Dois anos depois, em 2013, a pintura já se apresentava fosca, descascando em alguns pontos; o vermelho desbotado; a logomarca frontal tinha sido atualizada; e desapareceram a inscrição e o losango das laterais.
Obs.: Atualmente, o trem turístico Ouro Preto - Mariana é operado por 2 locomotivas G12 da própria Vale, com sua pintura verde ondulada. Uma delas é a nº 560.
«» ª
|