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Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008 e revisado a seguir para publicação na revista “Trens & Ferrovias”
Nos tempos da RFFSA, os trens de carga que trafegavam em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte eram geralmente tracionados por locomotivas ALCO RSD-8, típicas da região (não confundir com as RS-8, usadas pela CBTU, que possuem dois eixos em cada truque). Após a “privatização”, a CFN passou a introduzir as GM G-12 (que antes rodavam mais no Ceará e no Piauí). Hoje, é ainda mais comum ver as G-12 rodando na Paraíba e em Pernambuco, já com os “narizes curtos” rebaixados.
As pinturas das locomotivas usadas pela CFN são diversificadas. Segundo me contaram em Fortaleza, o padrão de pintura cinza e amarelo, adotado na década de 1990 pela RFFSA no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e na Regional Salvador (Bahia e Sergipe), não agradou aos responsáveis pela “Malha Nordeste” (antigas regionais São Luís, Fortaleza e Recife), segundo os quais as locomotivas, na paisagem seca do sertão nordestino, ficariam “camufladas” com aquelas cores, o que não era recomendável.
Observei que a Regional São Luís chegou a pintar a GE U-5B n.º 2003 com as cores cinza e amarelo, pois vi sua sucata. Porém, trata-se realmente de uma exceção, de um momento inicial que não teve seqüência. Quando várias locomotivas da “Malha Nordeste” foram reformadas, tendo em vista a iminente “privatização”, optou-se por um padrão mais colorido e forte (azul e verde, com faixas verdes e amarelas). Outrossim, nas laterais das cabines das locomotivas, foram pintados os nomes de cidades, a exemplo do que ocorria no restante do país.
Como diversas locomotivas receberam esse padrão de pintura da RFFSA / versão “Malha Nordeste” pouco tempo antes da “privatização”, a CFN limitou-se, na maioria dos casos, a “apagar” as inscrições “RFFSA” e respectivos logotipos e substituí-los pela logomarca da companhia concessionária, pois as pinturas ainda eram novas. É o caso da ALCO RSD-8 n.º 6061, que homenageia a cidade de Catende, vista por nós em Recife na viagem de 2003.
Apesar de muita gente achar que esse padrão multicolorido foi inventado pela CFN, a pintura própria da concessionária é outra, mais simples, inspirada no segundo padrão da RFFSA para o Sul / Sudeste / Centro-Oeste / Regional Salvador, só que com as cores azul, amarelo e preto.
Vaporosas em Minas
Vaporosas na Calçada
Trens da CBTU Salvador
U8B n° 2190 CBTU Salvador
Vaporosa 418 VFFLB
Trens da CTS
FCA Bahia 2004
FCA Bahia 2006 e 2008
CBTU Maceió 2003
CBTU Maceió 2007
Museu do Recife
MetroRec e CBTU em Jaboatão
Trem diesel da Linha do Cabo
MetroRec e CBTU: 2006 / 2008
Locomotivas em Recife (2003)
RSD8 e G12 CFN em Recife
Alco RS8 CBTU João Pessoa: 2003
Alco RS8 CBTU João Pessoa: 2007