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A “primeira” viagem da nº 221Moysés Naime Neto,
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ABPF
RJ
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Os 5 textos aqui reunidos são registros de época da aquisição e resgate das locomotivas nº 221 e Tentugal nº 50 pela ABPF em 1994 [FRC, 11 Out. 2015].
13:30 O trem composto pela locomotiva diesel U5B nº 2042, locomotiva 221 e seu tender, um vagão prancha e um vagão fechado, partiu da estação de Campos.
14:15 Passagem pela estação de Santa Cruz
14:25 Passagem pela estação de Itereré
14:45 Parada para lubrificação na estação de Javarena
14:50 Saída da estação
15:35 Parada para lubrificação na estação de Ernesto Machado
16:35 Entramos em São Fidélis, onde lubrificamos a locomotiva e tender
Informativo ABPF-RJ de Julho 1994 |
17:06 Passagem pela ponte de São Fidélis, onde a composição foi filmada
17:50 Passagem pela estação de Pureza
18:06 Passagem pela divisa das cidades de São Fidélis e Cambuci
18:20 Passagem pela estação de Cambuci
18:55 Parada na estação de Três Irmãos, onde novamente efetuamos lubrificação na locomotiva e tender
19:20 Saída de Três Irmãos
19:37 Passagem pela estação de Vieira Braga
19:58 Passagem pela estação de Aperibé
20:25 Passagem pela estação de Baltazar
20:53 Passagem pela estação de Santo Antônio de Pádua
21:20 Passagem pela estação de Paraoquena
21:58 Passagem pela estação de Tajiussu
22:15 Passagem pela estação de Cisneiros
22:30 Passagem pela estação de Angaturana
22:52 Parada na estação de Recreio, onde pernoitamos
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07:00 Lubrificação da locomotiva e tender, na plataforma da estação
08:55 Saída da estação
Obs.: A 200 m da estação, um cavalo assustado correu por uns 150 m na frente da composição, afastando-se logo após para o acostamento
09:30 Parada para lubrificação da locomotiva e tender, na estação de Abaíba
09:40 Saída da estação
10:20 Passagem pela estação de São Martinho
10:30 Passagem pela estação de Providência
10:50 Passagem pela estação de Trimonte
11:38 Parada na estação de Volta Grande, onde já nos aguardavam o José Carlos e José Mauro. Na recepção por esses amigos, aconteceram muitas fotos. Após a recepção novamente efetuamos lubrificação na locomotiva e tender
12:08 Saída da estação
13:14 Passagem pela estação de Fernando Lobo
13:52 Passagem pela estação de Além Paraíba, onde fomos recepcionados com queima de fogos de artifício e papel picado jogado pelas crianças. Por solicitação do Moysés, o trem chegou nesta localidade apitando e tocando o sino. José Carlos e José Mauro estavam presentes à recepção
14:04 Chegada do trem na estação de Porto Novo, onde aconteceu uma prece de agradecimento a Deus, pelo sucesso da viagem e encerramento desta missão
O transporte da loco nº 221, da usina até Campos, RJ, e daí a Porto Novo, MG, foi uma luta.
Primeiro, a viagem de carreta. Foi difícil embarcá-la, pois naquela baixada não havia um desnível e fomos obrigados a erguê-la, usando uma ponte rolante de capacidade bem inferior ao peso da locomotiva.
Depois, rebocá-la pelos trilhos com uma U5B, de Campos a Porto Novo.
No dia em que compramos a nº 221, a RFFSA, que tinha em Porto Novo uma caldeira sem uso, de reserva, vendeu-a para um ferro-velho. Mas corremos atrás e conseguimos comprá-la, também.
Agora, vamos retirar a caldeira velha e colocar a nova. Como o material rodante está em ótimo estado, a nº 221 vai ficar praticamente zero quilômetro.
Como não dispomos de um ramal para colocar e operar nosso material, estamos em entendimento com a RFFSA para que nos ceda o ramal de Guia de Pacobaíba até Bongaba, trecho inicial da primeira estrada de ferro do Brasil — a EF Mauá — e que está em péssimo estado de conservação, praticamente acabado. Ruiu até uma ponte no meio do caminho, com vão de 45 metros.
Para recuperá-lo, conseguimos aprovar um projeto com incentivo da lei Rouanet, no valor de US$ 466 mil, bem como uma lei estadual permitindo aplicar 2% do ICMS na obra.
Mas para podermos captar recursos junto às empresas, precisamos de um acordo com a RFFSA, concedendo-nos a permissão para recuperar e usar o trecho.
Em 27 de Junho passado, na Usina Santo Amaro em Campos (RJ), chegaram duas carretas da Empresa Netral do Rio de Janeiro, para embarque das locomotivas adquiridas pela ABPF-RJ/SP.
Na ocasião encontravam-se presentes José L. Fróes, Moysés Naime Neto, Hélio Vidal, Luís Octávio, Luiz José Souza, Carlos Nunes, Jairo Oliveira, Paulo Thiengo (ES), Manuel de Jesus (Mauá) e Valdir Lima (Campinas).
Neste dia, foram soldados os trilhos 45 sobre as carretas.
No dia seguinte, foi feito o cargamento da locomotiva 221 e tender, com o auxílio de duas talhas, partindo em seguida para as oficinas de Campos.
As etapas dos trabalhos foram filmadas pelo sócio Jairo.
Finalmente, em 29 de Junho, foi feito o carregamento da locomotiva 50, que seguiu viagem para Campinas.
Alguns entraves durante a viagem atrasaram sua chegada, que só ocorreu em 9 de Julho, juntando-se às locomotivas 215, 210, 222 e 505.
Talvez a locomotiva 50 seja a única ainda existente no mundo com rodagem 0-10-0, sendo que a mesma deverá desfilar na ocasião das comemorações do 17º Aniversário da ABPF.
Na foto, a locomotiva 221, que pesa 30 ton. e mede 8,00 m de comprimento, 3,60 m de altura e 2,30 m de largura.
Seu tender pesa 10 ton. e mede 5,80 m de comprimento [Informativo ABPF-RJ, Ano III, nº 41, Jul. 1994].
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