Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Vagão gôndola GFD da RFFSA - Rede Ferroviária Federal, construído pela Mafersa

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
   

Mafersa - Material Ferroviário
Vagão gôndola
classificação AAR GS

Mafersa - Divulgação

Vagão gôndola destinado
ao transporte de carvão mineral

  • Tara 20.300 kgf
  • Lotação 59.700 kgf
  • Peso bruto máx. 80.000 kgf

Características gerais

Caixa

  • Capacidade volumétrica: 53,3 m3
  • Cobertura - Equipado com arcos para o uso de lona ou plástico para a proteção da carga quando necessário
  • Laterais ficas, cabeceiras fixas e fundo móvel consistindo de 16 portas articuladas na longarina central para o descarregamento na região externa aos trilhos
  • Abertura das portas - 24° nas regiões dos truques e 45° nas demais regiões
  • Sistema de travamento das portas - Através de trincos ajustáveis

Estrutura

  • Estrado - Viga central contínua, em aço especificação ASTM A-242
  • Engates - Tipo E, haste de 6 1/4'' x 8'' x 21 1/2''
  • Aparelhos de choque e tração - AAR-M-901

Freios

  • Pneumático - ABD-10-12
  • Manual - Tipo "non spin com volante vertical

Truques

  • Tipo - "Ride Control" ou "Barber Stabilized", bitola 1,00 m, dimensões da manga 5 1/2 '' x 10''
  • Rodas - D-29, classe C, MW ou CD-29, classe C, MW
  • Eixos - AAR-M-101 grau F
  • Mancais - Rolamentos
  • Molas - AAR-D3, helicoidais, curso de 2 1/2''

Pintura / Acabamento

  • Preparação da superfície - Na parte interna e na parte externa da caixa, jateamento com granalha de aço grau Sa 2 1/2 da norma SIS 05 59 00-1967
  • Pintura interna - Pintura epóxi-alcatrão de hulha
  • Pintura externa - Pintura epóxi-poliamida
= Altamente sujeito a erros de digitação =
   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

Acompanhe no FB

Desenho do Vagão gôndola GFD da RFFSA - Rede Ferroviária Federal, construído pela Mafersa
Mafersa
FD RFFSA | GDT EFC | GFD RFFSA | GFE EFVM | HAD RFFSA | HAF RFFSA
HFD RFFSA | HFD EFVM | TCD RFFSA | TCS RFFSA | TGC Nitrofértil | TSR Fepasa
Mafersa: Fábricas | Placas
Vagões: Características |
Carros Inox: Sorocabana |
Trens-Unidade: Metrô Rio | Metrô DF

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade