Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

   
Ilustração do Trem Elétrico Atma no catálogo da Casa Hermes
Ilustração do Trem Elétrico Atma no catálogo da Casa Hermes

O Trem Elétrico da Atma
"Maravilhoso e inigualável"


 
Centro-Oeste DC-16-17 — 31 Jul. 1991

"5330 — Espetacular trem elétrico Atma, para diversão dos pequenos e... dos grandes, também. Composto de potente e pesada locomotiva com motor e 4 vagões tipo Pullman, em metal pintado. Tem ainda as seguintes maravilhosas e inigualáveis características: Luz interna; 6 seções de trilhos curvos; resistente transformador, com ajustador de velocidade (Funciona com corrente de 110 ou 220 Volts — Favor indicar a voltagem desejada). Este fabuloso trem elétrico Atma é uma cópia perfeita do original, inclusive nos engates e desengates automáticos, reversão de direção por controle remoto etc. É acompanhado de livro minuciosamente instrutivo. Peso total da composição, inclusive caixa ricamente litografada: 6.000 gramas. Sobretaxa aérea: Cr$ 1.000,00. Preço: Cr$ 32.500,00".

Com este belíssimo naco de prosa, digno de um camelô, o catálogo comercial da Casa Hermes apresentava o antiquíssimo trem elétrico da Atma em corrente alternada (CA), com grades de 3 trilhos, na virada dos anos 50 para 60. Os dormentes eram tão espaçados, que um carro Pullman cobria apenas 4 deles. Quanto ao terceiro trilho, era trilho mesmo, e não aqueles pinos que hoje a Märklin disfarça no centro dos dormentes.

O peso — 6 kg — é de chamar a atenção, hoje em dia. Em grande parte, devia-se à Locomotiva bifrontal, cujo corpo era fundido em zamac; e ao Controlador, com velocidades em "degraus", ao contrário dos atuais, que oferecem uma gradação suave.

Deixando de lado os minuciosos e inigualáveis adjetivos, vale notar que a sobretaxa aérea situava-se em 3% do preço de venda. Hoje, a tarifa Sedex para 6 a 7 kg situa-se de Cr$ 2,6 a 10 mil, entre capitais. Pela média de Cr$ 6 mil, e a relação de 3%, o preço hoje deveria ser de Cr$ 180 mil para cima.

   

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

Trem Elétrico Atma CA (corrente alternada) com terceiro trilho e dormentes muito espaçados, no catálogo da Casa Hermes
Trem Elétrico Atma CA (corrente alternada) com terceiro trilho e dormentes muito espaçados, no catálogo da Casa Hermes
  
O Trem Elétrico da Atma
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