Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A volta da locomotiva MAN n° 24
Contratempo

Texto e mapas:
Raul Carneiro Neto
Fotos: Luiz Felipe Gabriel Elias

Estávamos a aproximada-mente 10 km de Antonina (logo após a famigerada PN da rodovia de acesso), quando eu acelerei o auto de linha para manter a distância aproximada de 500 m da motriz. Neste instante o motor perdeu rotação e apagou, como se fosse uma pane seca.

  
Falha do auto-de-linha nos trilhos a 10 km da estação ferroviária de Antonina
Parados após a falha no "Fairmont".

Através do rádio o Ivan alertou o Toninho sobre a nossa parada, pedindo que a velocidade fosse reduzida. Após um exame rápido, vi que o problema não era grave, mas certamente nos causaria algum incômodo. A bobina de ignição estava "pelando", ou seja, o único recurso seria tentar resfriá-la até chegarmos a Antonina. Chegamos até a improvisar uma espécie de "camisinha", onde mantínhamos a base da peça imersa em água, tentando refrigerá-la. O esquema sustentou-se por mais alguns quilômetros, mas depois a bobina pifou de vez. Mal agüentava percorrer 300 m e o motor apagava novamente. Vale lembrar que ninguém "azedou" com o "Fairmont", pois o esquema de ignição eletrônica que nós instalamos logo que foi reformado, sempre funcionou bem. Realmente o "AF-207" nunca nos deixou na mão. E olha que ele sofreu bastante, principalmente no início dos trabalhos de desbravamento da linha. Pela sua excelente ficha de serviços, foi perdoado por todos.

Não sobrou opção senão instalar um "cambão" entre os engates do auto e da motriz, para empurrá-lo até Antonina.


Parados após a falha no "Fairmont".
  

Partimos novamente, em velocidade ainda mais reduzida. Para mim foi uma tranqüilidade, pois sem necessidade de operar o auto, apenas estiquei as pernas sobre o capô do motor, me acomodando confortavel-mente no banco e deixando a viagem correr...

A volta da MAN n° 24
Partida | Trecho e pontes | Mais pontes | Na Graciosa | Em Morretes | Retorno | Contratempo | Chegada
ABPF-PR | Automotriz MAN | Planta e características | parcerias@abpfpr.com.br
ABPF-Campinas | ABPF-RJ
Automotrizes
Automotrizes Budd RDC no Brasil | A litorina para Campinas | Corupá - São Francisco do Sul (1986)
Budd CMEF na ABPF | Expresso da Mantiqueira | Expresso Pai da Aviação | Em Santos Dumont (MG), 2011 | Trem das Montanhas Capixabas
Automotrizes Budd da EFCB: ED-11 a 14 | ED-51 e 52 | M-504 e 505 | M-552 e 553
As litorinas Fiat da EFCB | MAN n° 24
Ferreomodelismo
Coloque sua RDC na escala correta | Melhorando uma automotriz Budd Athearn | Automotriz a partir do vagão Frateschi
 
 
    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
   
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Doações | Política de privacidade