A volta da locomotiva MAN n° 24
Chegada à estação ferroviária de Antonina
Texto e mapas:
Raul Carneiro Neto
Fotos: Luiz Felipe Gabriel Elias
Assim, chegamos em Antonina já à tardinha
e com o sol começando a se esconder no horizonte. Com o pouco de
tempo que restava, arrisquei ligar o motor do auto novamente. Ele pegou
e funcionou tempo suficiente para efetuarmos as manobras, invertendo novamente
a motriz e colocando o AF-207 à sua frente, na linha da gare.
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Composição já estacionada na plataforma de Antonina
após o retorno. O reboque marrom doi fabricado pela própria
ABPF-PR sobre uma pequena gôndola de serviço. O veículo
amarelo é um auto de linha da marca Fairmont, norte-americano,
com motor 6 cilindros em linha e movido à gasolina. Foi "resgatado"
de um ramal abandonado na serra do mar entre Curitiba e Paranaguá
e restaurado também pela ABPF-PR. A ignição original
feita com platinado, foi substituída por uma eletrônica.
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Juntamos as nossas coisas e trancamos as portas da motriz e do "Fairmont".
Voltamos a Curitiba com uma felicidade difícil de descrever, encerrando
assim um dia memorável...
Conclusão
Agora a 24 está estacionada na estação e sofre mais uma
revisão geral, principalmente na parte elétrica. Estamos efetuando
a troca de todos os chicotes, pois havia cabos ainda encapados com tecido (provavelmente
originais de fábrica), algumas fixações apodrecidas e um
isolamento geral que não nos pareceu seguro. Além disso, haverá
a reposição / instalação de alguns manômetros
(temperatura do motor, pressão do óleo...) e uma pequena "mexida"
cosmética, com a repintura do teto em cor prata (já feita) e revisão
de alguns itens de conforto para a equipe de operação e passageiros.
É preciso concluir estes serviços para operarmos com tranqüilidade
e segurança total, enquanto aguardamos as autorizações
oficiais definitivas para a operação, pois esta viagem serviu
para avaliar as condições operacionais do equipamento e foi efetuada
apenas com o pessoal da ABPF-PR.
E como foram incontáveis as vezes que nos perguntaram onde adquirir
as passagens da litorina, tanto em Morretes como em Antonina, podemos deduzir
que a 24 vai ter muito trabalho pela frente...
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