|
Foto de uma das duas automotrizes IRFA, do Relatório da Estrada de Ferro Ilhéus apresentado em 1951 pelo engenheiro Hildegardo da Silva Nunes, que administrou a ferrovia de Nov. 1949 a Mar. 1951. Pelo texto, pode-se deduzir que concluiu o Relatório quando já havia deixado o cargo (assumiu, em seguida, a direção da EF Madeira-Mamoré).
Legenda: «Vista de uma das duas automotrizes da IRFA que conseguimos para a EFI por intermédio do ex-ministro da Viação e Obras Públicas, Dr. Clóvis Pestana».
Clóvis Pestana foi ministro do MVOP, pela primeira vez, de 25 Out. 1946 a 30 Mar. 1950, durante o governo Dutra.
Na página 19 encontram-se as principais informações sobre as automotrizes:
«O sr. ministro Clóvis Pestana autorizou, a nosso pedido, ao diretor-geral do DNEF, entregar à EFI duas automotrizes fabricadas pela IRFA, com capacidade de 52 passageiros cada uma.
«Providenciamos o transporte dessas automotrizes para Ilhéus e nosso chefe da Locomoção, na falta do técnico da fábrica, fez as ligações dos motores pelo esquema remetido pela IRFA (Foto nº 11).
«Chegamos a andar em viagem de experiência e sempre notávamos que o excitador esquentava demasiadamente. Aconteceu que se queimou o excitador de uma automotriz, o qual foi remetido de avião para o Rio a fim de ser feito novo enrolamento. O outro também veio a queimar e assim ficaram as duas automotrizes aguardando esses dínamos e o técnico da IRFA para entregá-las funcionando, como aliás era o contrato dessa fábrica com o DNEF.
«Finalmente, deixamos a Estrada e não sabemos se o defeito era de alguma ligação ou se os excitadores eram de baixa amperagem em relação à capacidade do motor.
«Essas automotrizes auxiliariam de muito o tráfego de passageiros, na EFI, com extensão total de linha de 129 quilômetros».
A impressão do Relatório foi feita com em gráfica de baixa qualidade, usando retícula grosseira, nas fotos, e a captura por câmera digital foi feita sobre uma mesa comum, sem tripé ou iluminação adequada (luz do teto, fluorescent, com reflexos em algumas fotoss).
Abaixo, outra tentativa de reprodução da mesma foto.
Fotos de 1971
Estações em 1960
Mapa de 1954
Abertura dos trilhos
Automotriz IRFA
Kalamazoo
Estação
Oficina
Automotrizes Budd RDC no Brasil
A litorina para Campinas
Corupá - São Francisco do Sul (1986)
Budd CMEF na ABPF
Expresso da Mantiqueira
Expresso Pai da Aviação
Em Santos Dumont (2011)
Trem das Montanhas Capixabas
Plantas EFCB
ED-11 a 14
ED-51 e 52
M-504 e 505
M-552 e 553
Outras litorinas
As litorinas Fiat da EFCB
MAN n° 24 RVPSC
Automotriz IRFA na EF Ilhéus
Automotriz VFFLB a óleo cru
Rebocando subúrbio
Ferreomodelismo
Coloque sua RDC na escala
Melhorando uma Budd Athearn
Automotriz a partir do Frateschi