Emenda Isoladora. Quando o trem passava dela para frente, no sentido da passagem
de nível, as rodas do trem curtocircuitavam os trilhos, acionando os
motores para abaixar as cancelas. Depois da cancela, existia outra emenda, fazendo
levantar novamente a cancela e liberando o trânsito de automóveis
sobre a linha. Sem isso, quando viesse um trem, mesmo a muitos quilômetros,
as cancelas já se abaixariam. Por isso, existem essas emendas isoladoras,
para as cancelas abaixarem somente quando o trem se aproxima a algumas centenas
de metros da passagem de nível.
Emenda com folga. Repare no 3º buraco do parafuso: o primeiro e o segundo
buracos, estão redondos. Já o 3º está oval. De tanto
dilatar e encolher, foi "amassando" o ferro, e olha que ele é
grosso! Olha o que fez com o parafuso: parece que cortou-o como se cortássemos
um prego com alicate... Isso estava aos lados do trilho.
Uma básica emenda. Isso é o que deveria ser feito com a folga
na foto anterior.
|