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    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

MRS recebe locomotivas SD40-3

João Bosco Setti – Thu, 19 Apr 2001 17:02:46 -0300

Prezados amigos,

A MRS estará recebendo dentro de alguns dias o primeiro lote de 7 locomotivas SD40-3MP (de um total de 14), vindas da empresa National Railway Equipment (NRE) dos EUA. São locomotivas de várias origens, repotencializadas com motores 645 de 16 cilindros, e chegarão jápintadas e numeradas como MRS, recebendo no Brasil truques de SD18 baixadas, para bitola 1600 mm. [Veja as fotos, Maio/Junho]

Com base em informações que nos foram enviadas e nas pesquisas que realizamos em conjunto com vários amigos, dentre os quais o Sr. Douglas E.Cummings, editor da revista Extra 2200 South, especializada em assuntos de locomotivas diesel dos EUA, relacionamos a seguir o que conseguimos reunir sobre cada locomotiva SD40-3MP:

Origem da locomotiva Observações
MRS 5301: - ex SD40 CP 5504 (fabricação GMD (Canada) com número A2137, em julho 1966), - baixada pela CP em 26 de abril de 1999;
MRS 5302: - ex SD40 CN 5017 (fabric. GMD com número A2269, em outubro de 1968), - baixada pela CN em 09 de novembro de 1998;
MRS 5303: - ex SD40 CN 5180 (fabric. GMD com número A2497, em abril de 1971) - baixada pela CN em ???;
MRS 5304: - ex SD45R SP 7508, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8946 (fabric. EMD (EUA) com número 33643, em março de 1968) em maio de 1984 - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 25 de fevereiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5305: - ex SD40 CP 5535 (fabricação GMD com número A2180, em janeiro de 1967), - baixada pela CP em 26 de abril de 1999;
MRS 5306: - ex SD45R SP 7475, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8940 (fabric. EMD com número 33637, em fevereiro de 1968) em junho de 1983, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26 de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5307: - ex SD40R SP 7311, modernizada em Sacramento a partir da SD40 8446 (fabric. EMD com número 31527, em abril de 1966) em julho de 1980, - considerada pela UP como SD40-2 e baixada em 26 de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5308: - ex SD45R SP 7517, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8914 (fabric. EMD com número 32828, em maio de 1967) em agosto de 1984, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26 de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5309: - ex SD45R SP 7433, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8852 (fabric. EMD com número 32766, em fevereiro de 1967) em abril de 1982, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26 de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5310: - ex SD45R SP 7500, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8921 (fabric. EMD com número 32835, em maio de 1967) em abril de 1984, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 15 de maio de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5311: - ex SD45R SP 7530, modernizada em Sacramento a partir da SD45 9018 (fabric.EMD com número 34386, em março de 1969) em novembro de 1984, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26 de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5312: - ex SD45R SP 7463, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8854 (fabric.EMD com número 32768, em fevereiro de 1967) em dezembro de 1982, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 25 de fevereiro de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5313: - ex SD45R SP 7443, modernizada em Sacramento a partir da SD45 8876 (fabric.EMD com número 32790, em março de 1967) em junho de 1982, - considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 17 de março de 2000, ainda com as cores e número SP;
MRS 5314: - ex SD40R SP 7324, modernizada em Sacramento a partir da SD40 8408 (fabric.EMD com número 31568, em janeiro de 1966) em setembro de 1980, - considerada pela UP como SD40-2 e baixada em 30 de novembro de 1999, ainda com as cores e número SP;
 

Com relação às 4 locomotivas canadenses temos ainda dúvidas sobre as datas de fabricação, especiamente quanto aos respectivos meses, mas não quanto aos números de série GMD. Só não conseguimos levantar a data exata de baixa da ex CN 5180 (atual MRS 5303).

Em nenhum caso conseguimos as datas das respectivas aquisições pela NRE de cada locomotiva, e acreditamos que elas possam ter sido ainda operadas como parte de sua frota (com a sigla NREX).

Após a incorpação da Southern Pacific em 1996 pela Union Pacific (UP), nem todas as locomotivas SP foram renumeradas na frota UP, sendo muitas mantidas no padrão SP até serem baixadas e vendidas.

O interessante é que visualmente teremos pelo menos tres "tipos" de locomotivas, considerando as ex SD40 e SD45 de origem Southern Pacific, e as SD40 canadenses, já que estas têm uma série de diferenças de detalhes em relação às americanas, alguns fáceis de identificar mesmo à distância, como por exemplo as escadas e pega-mãos.

Atenciosamente,

João Bosco Setti
Sociedade de Pesquisa para Memoria do Trem
Caixa Postal 3136,
20001-970  Rio de Janeiro, RJ
Brasil

   

 

MRS receberá 14 locos SD40-3

José Emílio Buzelin — Mon, 12 Feb 2001 10:06:00 -0200 (BRST)

Mais 14 locomotivas estão chegando para a MRS, em dois lotes de 7, no princípio de março e em abril. São locos SD40-3 — algumas, originalmente SD45 — de diversas ferrovias americanas, e já foram pintadas "de MRS" nos Estados Unidos. O esquema deve ser o mesmo: porto do Rio de Janeiro, depois Belo Horizonte.

Segundo Doug Cummings, da revista Extra2200South, as locomotivas SD40-3 — já numeradas MRS nº 5301 a 5314 — são as ex-Canadian Pacific 5504 e 5535; ex-Canadian National 5017 e 5180; e ex-Southern Pacific 7508, 7475, 7311, 7517, 7433, 7500, 7530, 7463, 7443 e 7324 (não necessariamente nessa ordem).

A pesquisa de João Bosco Setti, da Sociedade para Pesquisa da Memória do Trem (SPMT) indica que as CN são ex-SD40 fabricadas em 1968 (nº 5017) e 1971 (nº 5180); e as CP são ex-SD40-2 fabricadas em 1966 (nº 5504) e 1967 (nº 5535). Quanto às SP, as nº 7508, 7475, 7517, 7433, 7500, 7530, 7463 e 7443 são ex-SD45R ( R de "rebuilted"); e as nº 7311 e 7324 sâo ex-SD40R.

As locomotivas SP são originalmente da segunda metade dos anos 60 e foram reformadas no início dos anos 80. As de numero 7311 e 7500 já foram UP, como SD40-2 e SD45-2, respectivamente.

A numeração é a última vigente.

Elas estão chegando ao Brasil na forma de leasing.

É importante salientar que estas informações são conhecidas através de pesquisa junto ás publicações americanas especializadas em dados referentes a locomotivas e ferrovias, com tabelas completas de numeros, datas e números de fabricação.

Revistas como a Extra2200South ($4,95), Diesel Era, e livros específicos sobre locomotivas em ferrovias americanas completam as fontes e atualizam constantemente os dados.

   

MRS recebe SD40-3 | 5302-6 | 5304--2 | 5306-9 (foto A) | 5306-9 (foto B) | As "novas", e o que foi feito...
 
 
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