MRS recebe locomotivas SD40-3
João Bosco Setti – Thu, 19 Apr 2001 17:02:46 -0300
Prezados amigos,
A MRS estará recebendo dentro de alguns dias o primeiro lote de 7 locomotivas
SD40-3MP (de um total de 14), vindas da empresa National Railway Equipment
(NRE) dos EUA. São locomotivas de várias origens, repotencializadas com
motores 645 de 16 cilindros, e chegarão jápintadas e numeradas como MRS,
recebendo no Brasil truques de SD18 baixadas, para bitola 1600 mm. [Veja
as fotos, Maio/Junho]
Com base em informações que nos foram enviadas e nas pesquisas que realizamos
em conjunto com vários amigos, dentre os quais o Sr. Douglas
E.Cummings, editor da revista Extra
2200 South, especializada em assuntos de locomotivas diesel dos EUA,
relacionamos a seguir o que conseguimos reunir sobre cada locomotiva SD40-3MP:
Nº |
Origem da locomotiva |
Observações |
MRS 5301: |
- ex SD40 CP 5504 (fabricação GMD (Canada) com número
A2137, em julho 1966), |
- baixada pela CP em 26 de abril de 1999; |
MRS 5302: |
- ex SD40 CN 5017 (fabric. GMD com número A2269,
em outubro de 1968), |
- baixada pela CN em 09 de novembro de 1998; |
MRS 5303: |
- ex SD40 CN 5180 (fabric. GMD com número A2497,
em abril de 1971) |
- baixada pela CN em ???; |
MRS 5304: |
- ex SD45R SP 7508, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8946 (fabric. EMD (EUA) com número 33643, em março
de 1968) em maio de 1984 |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 25
de fevereiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5305: |
- ex SD40 CP 5535 (fabricação GMD com número A2180,
em janeiro de 1967), |
- baixada pela CP em 26 de abril de 1999; |
MRS 5306: |
- ex SD45R SP 7475, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8940 (fabric. EMD com número 33637, em fevereiro
de 1968) em junho de 1983, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26
de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5307: |
- ex SD40R SP 7311, modernizada em Sacramento a
partir da SD40 8446 (fabric. EMD com número
31527, em abril de 1966) em julho de 1980, |
- considerada pela UP como SD40-2 e baixada em 26
de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5308: |
- ex SD45R SP 7517, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8914 (fabric. EMD com número 32828, em maio de 1967)
em agosto de 1984, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26
de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5309: |
- ex SD45R SP 7433, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8852 (fabric. EMD com número
32766, em fevereiro de 1967) em abril de 1982, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26
de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5310: |
- ex SD45R SP 7500, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8921 (fabric. EMD com número 32835, em maio de 1967)
em abril de 1984, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 15
de maio de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5311: |
- ex SD45R SP 7530, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 9018 (fabric.EMD com número 34386, em março de 1969)
em novembro de 1984, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 26
de janeiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5312: |
- ex SD45R SP 7463, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8854 (fabric.EMD com número 32768, em fevereiro de
1967) em dezembro de 1982, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 25
de fevereiro de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5313: |
- ex SD45R SP 7443, modernizada em Sacramento a
partir da SD45 8876 (fabric.EMD com número 32790, em março de 1967)
em junho de 1982, |
- considerada pela UP como SD45-2 e baixada em 17
de março de 2000, ainda com as cores e número SP; |
MRS 5314: |
- ex SD40R SP 7324, modernizada em Sacramento a
partir da SD40 8408 (fabric.EMD com número 31568, em janeiro de
1966) em setembro de 1980, |
- considerada pela UP como SD40-2 e baixada em 30
de novembro de 1999, ainda com as cores e número SP; |
Com relação às 4 locomotivas canadenses temos ainda dúvidas sobre
as datas de fabricação, especiamente quanto aos respectivos meses,
mas não quanto aos números de série GMD. Só não conseguimos levantar
a data exata de baixa da ex CN 5180 (atual MRS 5303).
Em nenhum caso conseguimos as datas das respectivas aquisições
pela NRE de cada locomotiva, e acreditamos que elas possam ter sido
ainda operadas como parte de sua frota (com a sigla NREX).
Após a incorpação da Southern Pacific em 1996 pela Union Pacific
(UP), nem todas as locomotivas SP foram renumeradas na frota UP,
sendo muitas mantidas no padrão SP até serem baixadas e vendidas.
O interessante é que visualmente teremos pelo menos tres "tipos"
de locomotivas, considerando as ex SD40 e SD45 de origem Southern
Pacific, e as SD40 canadenses, já que estas têm uma série de diferenças
de detalhes em relação às americanas, alguns fáceis de identificar
mesmo à distância, como por exemplo as escadas e pega-mãos.
Atenciosamente,
João Bosco Setti
Sociedade de Pesquisa
para Memoria do Trem
Caixa Postal 3136,
20001-970 Rio de Janeiro, RJ
Brasil
|
|
|
MRS receberá 14 locos SD40-3
José Emílio Buzelin — Mon, 12 Feb
2001 10:06:00 -0200 (BRST)
Mais 14 locomotivas estão chegando para a MRS, em dois lotes de
7, no princípio de março e em abril. São locos SD40-3 — algumas,
originalmente SD45 — de diversas ferrovias americanas, e já foram
pintadas "de MRS" nos Estados Unidos. O esquema deve ser o mesmo:
porto do Rio de Janeiro, depois Belo Horizonte.
Segundo Doug Cummings, da revista Extra2200South,
as locomotivas SD40-3 — já numeradas MRS nº 5301 a 5314 — são as
ex-Canadian Pacific 5504 e 5535; ex-Canadian National 5017 e 5180;
e ex-Southern Pacific 7508, 7475, 7311, 7517, 7433, 7500, 7530,
7463, 7443 e 7324 (não necessariamente nessa ordem).
A pesquisa de João Bosco Setti, da Sociedade
para Pesquisa da Memória do Trem (SPMT) indica que as CN são
ex-SD40 fabricadas em 1968 (nº 5017) e 1971 (nº 5180); e as CP são
ex-SD40-2 fabricadas em 1966 (nº 5504) e 1967 (nº 5535). Quanto
às SP, as nº 7508, 7475, 7517, 7433, 7500, 7530, 7463 e 7443 são
ex-SD45R ( R de "rebuilted"); e as nº 7311 e 7324 sâo ex-SD40R.
As locomotivas SP são originalmente da segunda metade dos anos
60 e foram reformadas no início dos anos 80. As de numero 7311 e
7500 já foram UP, como SD40-2 e SD45-2, respectivamente.
A numeração é a última vigente.
Elas estão chegando ao Brasil na forma de leasing.
É importante salientar que estas informações são conhecidas através
de pesquisa junto ás publicações americanas especializadas em dados
referentes a locomotivas e ferrovias, com tabelas completas de numeros,
datas e números de fabricação.
Revistas como a Extra2200South ($4,95), Diesel Era, e livros específicos
sobre locomotivas em ferrovias americanas completam as fontes e
atualizam constantemente os dados.
|
|
|
|
|
|
|