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    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

MRS recebe locomotivas C36M

Fri, 29 Dec 2000 07:31:04 -0200

Prezados amigos,

As 9 locomotivas GE fornecidas pela Helm dos Estados Unidos, em regime de leasing, para a MRS já chegaram ao porto ao porto do Rio de Janeiro na segunda quinzena de dezembro de 2000, estando no momento aguardando lieração pela alfândega. [Veja a chegada a Belo Horizonte em 17-janeiro-2001]

Ao serem descarregadas, receberam truques de bitola larga das U23C baixadas, e provavelmente serão rebocadas para uma das fábricas da Gevisa, em Campinas, SP, ou em Contagem, MG, onde serão colocadas em ordem de marcha para serem entregues à MRS, recebendo ou não nova pintura MRS, fato que ainda não temos conhecimento.

As locomotivas chegaram com a pintura padrão da Union Pacific, porém com inscrição ("reporting mark") da Helm Financial (HLCX), com os seguintes números: 565, 566, 574, 579, 585, 593, 596, 599 e 6901. A locomotiva 590, citada em nossa mensagem anterior, não veio, e em seu lugar a 6901, cuja correspondência com o número anterior UP ainda não conseguimos levantar.

Das 9 máquinas, 7 vieram com as inscrições "Union Pacific" (aplicadas como letras adesivas, tal como os números e demais inscrições) riscadas por uma estreita faixa vermelha horizontal, indicando que não mais estavam a serviço da UP, e sim operando em diversas outras ferrovias dos EUA em alugel nos últimos meses.

Duas chegaram sem as inscrições "Union Pacific", a 585 e a 6901, esta última com grandes letras "HLCX" nas laterais.

Estas locomotivas foram fabricadas originalmente para a Santa Fe (ATSF) e para a Conrail (CR) como C30-7, e depois de várias transferências (vide listagem abaixo) foram repotencializadas como C36M para a Union Pacific, com novo motor de 3600 hp. Agora estão sendo designadas pela GE como "C36ME", com a informação "Microprocessor Controlled", indicando que estão equipadas com microprocessadores, provavelmente como as C30-7MP fornecidas pela Gevisa para a MRS.

De acordo com dados publicados na revista Extra 2200 South (Helm - GE C36M Program), no livro Union Pacific 2000 Locomotive Directory (de Don Strack), e informações enviadas por Douglas Cummings (Editor da Extra 2200 South) são as seguintes as informações disponíveis até o momento:

  

 
N° atual
Numerações anteriores
N° Fábrica
Data Fabricação
Transformações / Data
HLCX 565
ex--UP 565, ex--GECX 595, ex--GECX 8095, ex--ATSF 8095
GE n° 42406
1979.06
GECX C30-7 595 p / UP C36M 565 em 1999.06.07
HLCX 566
ex--UP 566, ex--HLGX 544, ex--CR 544, ex--GECX 8070, ex--ATSF 8070
GE n° 42381
1979.05
HLGX C30-7 544 p / UP C36M 566 em 1999.05.22
HLCX 574
ex--UP 574, ex--CR 557, ex--CRL 557, ex--GECX 8090, ex-ATSF 8090
GE n° 42401
1979.05
CR C30-7 557 p / UP C36M 574 em 1999.05.14
HLCX 579
ex-UP 579, ex-HLGX 535, ex-CR 535, ex-CRL 535, ex-GECX 8059, ex-ATSF 8059
GE n° 42081
1978.10
HLGX C30-7 535 p / UP C36M 579 em 1999.09.08
HLCX 585
ex-UP 585, ex-HLGX 542, ex-CR 542, ex-GECX 8068, ex-ATSF 8068
GE n° 42379
1979.04
HLGX C30-7 542 p / UP C36M 585 em 1999.07.03
HLCX 593
ex-UP 593, ex-HLCX 6704, ex-CR 6604
GE n° 41630
1977.11
HLCX C30-7 6704 p / UP C36M 593 em ????.??.??
HLCX 596
ex-UP 596, ex-HLGX 555, ex-CR 555, ex-GECX 8088, ex-ATSF 8088
GE n° 42399
1979.05
HLGX C30-7 555 p / UP 596 C36M em 1999.07.08
HLCX 599
ex-UP 599, ex-HLCX 6702, ex-CR 6602
GE n° 41628
1977.11
HLCX C30-7 6702 p / UP C36M 599 em 2000.03.??
HLCX 6901
ex-UP 5??, ex-?????????
GE n° 4????
197?.??
???? C30-7 ???? p / UP C36M 5?? em ????.??.??

Da listagem acima, conclui-se que as 565, 566, 574, 579, 585 e 596 originalmente eram ATSF (exceto a 565, as demais também trabalharam na Conrail, como CRL e depois CR). As máquinas 593 e 599 originalmente eram Conrail.

As siglas ("reporting marks") "HLCX" e "HLGX" se referem à Helm Financial. A sigla "GECX" se refere à GE. As siglas "CR" e "CRL" à Conrail. E evidentemente "ATSF" Santa Fe, e "UP" Union Pacific.

Continuamos fazendo pesquisas em bibliografia e contacto com pessoal nos EUA para levantar os dados históricos completos de cada máquina, e se alguem tiver mais informações históricas consistentes, por favor nos envie.

Um abraço,

Joao Bosco Setti
Sociedade de Pesquisa para Memoria do Trem
Caixa Postal 3136
20001-970 Rio de Janeiro, RJ
Brasil


Tue, 28 Nov 2000 00:01:53 -0200 (BRST)

Prezados amigos,

A MRS Logistica receberá 9 locomotivas fornecidas pela Helm dos Estados Unidos, em regime de "leasing", e que deverão chegar ao porto do Rio de Janeiro em meados do mes de dezembro.

Estas máquinas trabalharam na Union Pacific, onde eram conhecidas como C36M — ou C36-7, para outros — repotencializadas a partir de C30-7 ex--Conrail (pelo menos em sua maioria, embora se diga que algumas vieram da Santa Fe) com motor de 3600 hp.

No Brasil receberão truques de bitola larga das U23C baixadas, e embora sejam desembarcadas no porto do Rio, provavelmente serão rebocadas para a fábrica da Gevisa em Campinas, onde serão colocadas em ordem de marcha para serem entregues à MRS.

As locomotivas que chegarão devem ser as de números: 565, 566, 574, 579, 585, 590, 593, 596 e 599. Como elas vêm em leasing, é até possível que trabalhem com pintura original, e não MRS, a exemplo das Dash 9W da Ferronorte.

De acordo com dados publicados na revista Extra 2200 South, são as seguintes as informações disponíveis (Helm - GE C36M Program):

565: GECX C30-7  595 p / UP 565 em 1999.06.07;

566: HLGX C30-7  544 p / UP 566 em 1999.05.22;

574: CR   C30-7  557 p / UP 574 em 1999.05.14;

579: CR   C30-7  535 p / UP 579 em 1999.09.08;

585: GECX C30-7  542 p / UP 585 em 1999.07.03;

590: ???? C30-7  558 p / UP 590 em ????.??.??;

593: HLCX C30-7 6704 p / UP 593 em ????.??.??;

596: HLGX C30-7  555 p / UP 596 em 1999.07.08;

599: ???? C30-7 6702 p / UP 599 em 2000.03.??.

Na UP elas eram 36, numeradas de 564 a 599.

Repare que no caso de algumas máquinas, a ferrovia indicada ("reporting mark") é a Conrail (CR), mas em várias outras é indicada a Helm, que tem ligações com a GE americana ("reporting marks" HLCX, HLGX, GECX, etc.).

As sequências numéricas originais também são confusas, pois ao que me consta a Conrail possuía 10 locomotivas C30-7 numeradas de 6600 a 6609, e mais 50 outras C30-7A (com motor de 12 cilindros, tal como as da Quintela), numeradas de 6550 a 6599. Na Santa Fe as C30-7 teriam originalmente a seqüência de 8010 a 8166.

Em anexo a foto da 585 (137kb - eliminada), uma das que devem estar vindo para a MRS, à frente de um trem da Union Pacific, em foto de Kevin Stevens, retirada do site da UP pelo amigo Rodrigues, do Rio de Janeiro.

A outra foto (192kb - eliminada), de Brian D. Switzer, mostra a 576 (que não virá) num trem em Lackawanna, NY, com as iniciais HLCX, bem longe das linhas da UP provavelmente depois de devolvida à Helm, mas ainda com a pintura UP (foto também do site da UP, via Rodrigues).

Estou fazendo pesquisas em bibliografia e contacto com pessoal nos EUA para levantar os dados históricos completos de cada máquina, e se alguem tiver mais informações históricas consistentes, por favor envie.

Um abraço,

Joao Bosco Setti
Sociedade de Pesquisa para Memoria do Trem
Caixa Postal 3136
20001-970 Rio de Janeiro, RJ
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