MRS recebe locomotivas C36M
Fri, 29 Dec 2000 07:31:04 -0200
Prezados amigos,
As 9 locomotivas GE fornecidas pela Helm dos Estados Unidos, em
regime de leasing, para a MRS já chegaram ao porto ao porto do Rio
de Janeiro na segunda quinzena de dezembro de 2000, estando no momento
aguardando lieração pela alfândega. [Veja a
chegada a Belo Horizonte em 17-janeiro-2001]
Ao serem descarregadas, receberam truques de bitola larga das U23C
baixadas, e provavelmente serão rebocadas para uma das fábricas
da Gevisa, em Campinas, SP, ou em Contagem, MG, onde serão colocadas
em ordem de marcha para serem entregues à MRS, recebendo ou não
nova pintura MRS, fato que ainda não temos conhecimento.
As locomotivas chegaram com a pintura padrão da Union Pacific,
porém com inscrição ("reporting mark") da Helm Financial (HLCX),
com os seguintes números: 565, 566, 574, 579, 585, 593, 596, 599
e 6901. A locomotiva 590, citada em nossa mensagem anterior, não
veio, e em seu lugar a 6901, cuja correspondência com o número anterior
UP ainda não conseguimos levantar.
Das 9 máquinas, 7 vieram com as inscrições "Union Pacific" (aplicadas
como letras adesivas, tal como os números e demais inscrições) riscadas
por uma estreita faixa vermelha horizontal, indicando que não mais
estavam a serviço da UP, e sim operando em diversas outras ferrovias
dos EUA em alugel nos últimos meses.
Duas chegaram sem as inscrições "Union Pacific", a 585 e a 6901,
esta última com grandes letras "HLCX" nas laterais.
Estas locomotivas foram fabricadas originalmente para a Santa Fe
(ATSF) e para a Conrail (CR) como C30-7, e depois de várias transferências
(vide listagem abaixo) foram repotencializadas como C36M para a
Union Pacific, com novo motor de 3600 hp. Agora estão sendo designadas
pela GE como "C36ME", com a informação "Microprocessor Controlled",
indicando que estão equipadas com microprocessadores, provavelmente
como as C30-7MP fornecidas pela Gevisa para a MRS.
De acordo com dados publicados na revista Extra 2200 South (Helm - GE
C36M Program), no livro Union Pacific 2000 Locomotive Directory (de Don
Strack), e informações enviadas por Douglas Cummings (Editor da Extra
2200 South) são as seguintes as informações disponíveis até o momento:
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N° atual
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Numerações anteriores
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N° Fábrica
Data Fabricação
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Transformações / Data
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HLCX 565
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ex--UP 565, ex--GECX 595, ex--GECX 8095, ex--ATSF
8095
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GE n° 42406
1979.06
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GECX C30-7 595 p / UP C36M 565 em 1999.06.07
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HLCX 566
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ex--UP 566, ex--HLGX 544, ex--CR 544, ex--GECX 8070,
ex--ATSF 8070
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GE n° 42381
1979.05
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HLGX C30-7 544 p / UP C36M 566 em 1999.05.22
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HLCX 574
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ex--UP 574, ex--CR 557, ex--CRL 557, ex--GECX 8090,
ex-ATSF 8090
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GE n° 42401
1979.05
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CR C30-7 557 p / UP C36M 574 em 1999.05.14
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HLCX 579
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ex-UP 579, ex-HLGX 535, ex-CR 535, ex-CRL 535, ex-GECX
8059, ex-ATSF 8059
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GE n° 42081
1978.10
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HLGX C30-7 535 p / UP C36M 579 em 1999.09.08
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HLCX 585
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ex-UP 585, ex-HLGX 542, ex-CR 542, ex-GECX 8068,
ex-ATSF 8068
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GE n° 42379
1979.04
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HLGX C30-7 542 p / UP C36M 585 em 1999.07.03
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HLCX 593
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ex-UP 593, ex-HLCX 6704, ex-CR 6604
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GE n° 41630
1977.11
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HLCX C30-7 6704 p / UP C36M 593 em ????.??.??
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HLCX 596
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ex-UP 596, ex-HLGX 555, ex-CR 555, ex-GECX 8088,
ex-ATSF 8088
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GE n° 42399
1979.05
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HLGX C30-7 555 p / UP 596 C36M em 1999.07.08
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HLCX 599
|
ex-UP 599, ex-HLCX 6702, ex-CR 6602
|
GE n° 41628
1977.11
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HLCX C30-7 6702 p / UP C36M 599 em 2000.03.??
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HLCX 6901
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ex-UP 5??, ex-?????????
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GE n° 4????
197?.??
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???? C30-7 ???? p / UP C36M 5?? em ????.??.??
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Da listagem acima, conclui-se que as 565, 566, 574, 579, 585 e 596 originalmente
eram ATSF (exceto a 565, as demais também trabalharam na Conrail, como
CRL e depois CR). As máquinas 593 e 599 originalmente eram Conrail.
As siglas ("reporting marks") "HLCX" e "HLGX" se referem à Helm Financial.
A sigla "GECX" se refere à GE. As siglas "CR" e "CRL" à Conrail. E evidentemente
"ATSF" Santa Fe, e "UP" Union Pacific.
Continuamos fazendo pesquisas em bibliografia e contacto com pessoal
nos EUA para levantar os dados históricos completos de cada máquina, e
se alguem tiver mais informações históricas consistentes, por favor nos
envie.
Um abraço,
Joao Bosco
Setti
Sociedade de
Pesquisa para Memoria do Trem
Caixa Postal 3136
20001-970 Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Tue, 28 Nov 2000 00:01:53 -0200 (BRST)
Prezados amigos,
A MRS Logistica receberá 9 locomotivas fornecidas pela Helm dos Estados
Unidos, em regime de "leasing", e que deverão chegar ao porto do Rio de
Janeiro em meados do mes de dezembro.
Estas máquinas trabalharam na Union Pacific, onde eram conhecidas como
C36M — ou C36-7, para outros — repotencializadas a partir de C30-7 ex--Conrail
(pelo menos em sua maioria, embora se diga que algumas vieram da Santa
Fe) com motor de 3600 hp.
No Brasil receberão truques de bitola larga das U23C baixadas, e embora
sejam desembarcadas no porto do Rio, provavelmente serão rebocadas para
a fábrica da Gevisa em Campinas, onde serão colocadas em ordem de marcha
para serem entregues à MRS.
As locomotivas que chegarão devem ser as de números: 565, 566, 574, 579,
585, 590, 593, 596 e 599. Como elas vêm em leasing, é até possível que
trabalhem com pintura original, e não MRS, a exemplo das Dash 9W da Ferronorte.
De acordo com dados publicados na revista Extra 2200 South, são as seguintes
as informações disponíveis (Helm - GE C36M Program):
565: GECX C30-7
595 p / UP 565 em 1999.06.07;
566: HLGX C30-7
544 p / UP 566 em 1999.05.22;
574: CR C30-7
557 p / UP 574 em 1999.05.14;
579: CR C30-7
535 p / UP 579 em 1999.09.08;
585: GECX C30-7 542
p / UP 585 em 1999.07.03;
590: ???? C30-7 558
p / UP 590 em ????.??.??;
593: HLCX C30-7 6704
p / UP 593 em ????.??.??;
596: HLGX C30-7
555 p / UP 596 em 1999.07.08;
599: ???? C30-7 6702
p / UP 599 em 2000.03.??.
Na UP elas eram 36, numeradas de 564 a 599.
Repare que no caso de algumas máquinas, a ferrovia indicada ("reporting
mark") é a Conrail (CR), mas em várias outras é indicada a Helm,
que tem ligações com a GE americana ("reporting marks" HLCX, HLGX,
GECX, etc.).
As sequências numéricas originais também são confusas, pois ao
que me consta a Conrail possuía 10 locomotivas C30-7 numeradas de
6600 a 6609, e mais 50 outras C30-7A (com motor de 12 cilindros,
tal como as da Quintela), numeradas de 6550 a 6599. Na Santa Fe
as C30-7 teriam originalmente a seqüência de 8010 a 8166.
Em anexo a foto da 585 (137kb - eliminada),
uma das que devem estar vindo para a MRS, à frente de um trem da
Union Pacific, em foto de Kevin Stevens, retirada do site
da UP pelo amigo Rodrigues, do Rio de Janeiro.
A outra foto (192kb - eliminada),
de Brian D. Switzer, mostra a 576 (que não virá) num trem em Lackawanna,
NY, com as iniciais HLCX, bem longe das linhas da UP provavelmente
depois de devolvida à Helm, mas ainda com a pintura UP (foto também
do site
da UP, via Rodrigues).
Estou fazendo pesquisas em bibliografia e contacto com pessoal
nos EUA para levantar os dados históricos completos de cada máquina,
e se alguem tiver mais informações históricas consistentes, por
favor envie.
Um abraço,
Joao
Bosco Setti
Sociedade
de Pesquisa para Memoria do Trem
Caixa Postal 3136
20001-970 Rio de Janeiro, RJ
Brasil
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