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Locomotiva GG-1 marcou época
nos Estados Unidos

Alexandre Santurian — (1993)

De acordo com o livro "The Remarkable GG-1" — de Karl R. Zimmermann, Quadrant Press, NYC, 5ª edição, 1988/Out —, esta foi uma das mais famosas locomotivas norte-americanas de todos os tempos, e era a marca registrada da Pennsylvania Railroad nos seus trechos eletrificados.

A GG-1 foi projetada pelo desenhista industrial Raymond Loewy, francês nascido em Paris em 1893 e radicado desde 1919 nos EUA, onde faleceu em 1986. Entre outros projetos famosos do gênio de Loewy, destacam-se as linhas arrojadas e futurísticas do automóvel Studebaker.

Foram construídas 139 locomotivas GG-1, conjuntamente pela General Electric, Westinghouse, Baldwin e Juniata Car Shops da Pennsylvania Railroad em Altoona.

O primeiro lote de 57 unidades foi entregue entre 1934 e 1935/Ago; e o segundo lote de 82 unidades foi entregue entre 1937 e 1943. Foram numeradas de 4800 a 4938 na Pennsylvania Railroad. Possuíam as famosas pinturas em tuscan red com faixas amarelas; verde Brunswick green da PRR — que na verdade foi a pintura original, e a mais usada —, com as mesmas faixas amarelas; e até a pintura prateada com a faixa vermelha, em algumas unidades.

Tinham potência de 4.620 HP em regime contínuo, mas podiam desenvolver 8.000 HP por curtos períodos de tempo. De rodagem 2-C-C-2, tinham rodas motrizes de 57 polegadas de diâmetro (1.447,8 mm); peso de 460 mil libras (208.656 kg); comprimento total de 79-1/2 pés (24.231,6 mm); e esforço de tração inicial máximo de 72.800 libras (33.022 kg).

Possuíam truques de construção articulada; potência fornecida por 6 pares de duplos motores de tração (1 par por eixo motriz); e utilizavam corrente elétrica de 11 mil Volts com 25 ciclos AC (corrente alternada), através de catenárias.

As primeiras 57 GG-1 foram projetadas para desenvolver 90 milhas por hora (144 km/h); e as demais para 100 mph (160 km/h). Tracionavam trens de passageiros e, mais tarde, também foram utilizadas nos trens de carga.

Em 1968/Fev/1°, foi criada a Penn Central, fusão da Pennsylvania Railroad com a New York Central. A New Haven foi incorporada em 1969/Jun/1° e as GG-1 passaram a ostentar a pintura preta com o logotipo PC nas laterais.

Em 1971/Mai/1° foi criada a Amtrak, empresa governamental que assumiu o controle e a operação dos trens de passageiros nos EUA. Para isso, inicialmente foram adquiridas 30 GG-1 à Penn Central e, mais tarde, outras 10 unidades. Seis delas foram pintadas na cor prata, com faixa azul, e vermelho nas extremidades superiores (onde ficam os pantógrafos), com o nome "Amtrak" no centro das laterais. As outras da Amtrak tinham a pintura preta, e algumas ainda ostentavam uma faixa amarela.

Em 1976/Abr/1° foi criada a Conrail, que englobou a Penn Central e mais algumas ferrovias do nordeste dos EUA. As GG1 da Penn Central passaram a ostentar a sigla CR, mas com a mesma pintura preta.

Em 1977, existiam 40 GG-1 na Amtrak, 53 na Conrail e 13 no New Jersey Department of Transportation, totalizando 106 unidades em operação.

A era da GG-1 chegou ao fim em 1983/Out/29.

A Conrail desativou sua frota de GG-1 e demais locos elétricas no Outono de 1979, passando a operar somente com unidades diesel-elétricas para seus trens de carga. A Amtrak retirou as GG-1 de seus trens de passageiros em 1981/Mai/1°, pois foram substituídas pelas EC-60-P e pelas AEM-7 no seu "corredor nordeste" (northeastern corridor).

Existem 13 GG-1 preservadas nos EUA, em museus e estações ferroviárias.

Locomotiva 2-C+C-2 não exige curvas enormes
  

  

 
 
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