Locomotiva GG-1 marcou época
nos Estados Unidos
Alexandre Santurian — (1993)
De acordo com o livro "The Remarkable GG-1" — de Karl R. Zimmermann,
Quadrant Press, NYC, 5ª edição, 1988/Out —, esta foi uma das mais
famosas locomotivas norte-americanas de todos os tempos, e era a
marca registrada da Pennsylvania Railroad nos seus trechos eletrificados.
A GG-1 foi projetada pelo desenhista industrial Raymond Loewy,
francês nascido em Paris em 1893 e radicado desde 1919 nos EUA,
onde faleceu em 1986. Entre outros projetos famosos do gênio de
Loewy, destacam-se as linhas arrojadas e futurísticas do automóvel
Studebaker.
Foram construídas 139 locomotivas GG-1, conjuntamente pela General
Electric, Westinghouse, Baldwin e Juniata Car Shops da Pennsylvania
Railroad em Altoona.
O primeiro lote de 57 unidades foi entregue entre 1934 e 1935/Ago;
e o segundo lote de 82 unidades foi entregue entre 1937 e 1943.
Foram numeradas de 4800 a 4938 na Pennsylvania Railroad. Possuíam
as famosas pinturas em tuscan red com faixas amarelas; verde Brunswick
green da PRR — que na verdade foi a pintura original, e a mais usada
—, com as mesmas faixas amarelas; e até a pintura prateada com a
faixa vermelha, em algumas unidades.
Tinham potência de 4.620 HP em regime contínuo, mas podiam desenvolver
8.000 HP por curtos períodos de tempo. De rodagem 2-C-C-2, tinham
rodas motrizes de 57 polegadas de diâmetro (1.447,8 mm); peso de
460 mil libras (208.656 kg); comprimento total de 79-1/2 pés (24.231,6
mm); e esforço de tração inicial máximo de 72.800 libras (33.022
kg).
Possuíam truques de construção articulada; potência fornecida por
6 pares de duplos motores de tração (1 par por eixo motriz); e utilizavam
corrente elétrica de 11 mil Volts com 25 ciclos AC (corrente alternada),
através de catenárias.
As primeiras 57 GG-1 foram projetadas para desenvolver 90 milhas
por hora (144 km/h); e as demais para 100 mph (160 km/h). Tracionavam
trens de passageiros e, mais tarde, também foram utilizadas nos
trens de carga.
Em 1968/Fev/1°, foi criada a Penn Central, fusão da Pennsylvania
Railroad com a New York Central. A New Haven foi incorporada em
1969/Jun/1° e as GG-1 passaram a ostentar a pintura preta com o
logotipo PC nas laterais.
Em 1971/Mai/1° foi criada a Amtrak, empresa governamental que assumiu
o controle e a operação dos trens de passageiros nos EUA. Para isso,
inicialmente foram adquiridas 30 GG-1 à Penn Central e, mais tarde,
outras 10 unidades. Seis delas foram pintadas na cor prata, com
faixa azul, e vermelho nas extremidades superiores (onde ficam os
pantógrafos), com o nome "Amtrak" no centro das laterais. As outras
da Amtrak tinham a pintura preta, e algumas ainda ostentavam uma
faixa amarela.
Em 1976/Abr/1° foi criada a Conrail, que englobou a Penn Central
e mais algumas ferrovias do nordeste dos EUA. As GG1 da Penn Central
passaram a ostentar a sigla CR, mas com a mesma pintura preta.
Em 1977, existiam 40 GG-1 na Amtrak, 53 na Conrail e 13 no New
Jersey Department of Transportation, totalizando 106 unidades em
operação.
A era da GG-1 chegou ao fim em 1983/Out/29.
A Conrail desativou sua frota de GG-1 e demais locos elétricas
no Outono de 1979, passando a operar somente com unidades diesel-elétricas
para seus trens de carga. A Amtrak retirou as GG-1 de seus trens
de passageiros em 1981/Mai/1°, pois foram substituídas pelas EC-60-P
e pelas AEM-7 no seu "corredor nordeste" (northeastern corridor).
Existem 13 GG-1 preservadas nos EUA, em museus e estações ferroviárias.
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