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Espaço reservado para duas grandes pontes de madeira em curva, na maquete de ferreomodelismo da Estrada de Ferro Paranaíba-Aragarças
Vão de 90° em uma das extremidades frontais da EF Paranaíba–Aragarças, do Gilberto Coutinho (Brasília), para a instalação de duas grandes pontes curvas de madeira em cavaletes, sob a orientação do Marcos Eduardo Brandão. Ao contrário do que imaginávamos, o Marcos provou que não precisávamos sequer perder tempo calculando a altura das bases. Bastava espaçá-las mais ou menos corretamente — afinal a natureza não se preocupa em atender requisitos dos construtores de pontes; e esse tipo de ponte não é dos mais exigentes. Um cavalete de prova foi feito em 5 minutos para mostrar que estava certo. Neste caso, a montagem seria feita no próprio local — e não conforme a receita da Frateschi, ensinada abaixo (Foto: Alberto R. Cavalcanti)

Ferreomodelismo

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Ferreoclipping

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Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
Ponte de madeira em cavaletes
Modos de usar

Flávio R. Cavalcanti

Seguindo a receita do IF-11:

  • Esta é uma ponte (e/ou viaduto) típica de épocas antigas, pioneiras, em regiões outrora ricas em florestas, e relevo relativamente movimentado

    • Em geral, não se destina a atravessar um rio largo, caudaloso, mas um vale, um vão, um grotão etc.

    • No máximo, um rio estreito, na parte mais funda do vale

  • Evite altura superior a 28 cm em escala HO (1:87), bem como comprimento superior a 76 cm (20 cavaletes com espaçamento de 40 mm)

    • Para comprimentos menores, utilize um número menor de cavaletes, sempre espaçados +/- 40 mm, um do outro

    • Para altura menores, diminua o número de módulos verticais, eliminando os de baixo

  • Pode (e deve!) ser utilizado em curvas. O impacto visual é ainda mais forte
   

Perfil: – vale X viaduto

Perfil longitudinal de uma ponte ferroviária de cavaletes de madeira, ajustando-se ao relevo da maquete No alto: – A simples alteração na altura dos cavaletes permite adaptar o viaduto a qualquer perfil de terreno. Bases de isopor preenchem as diferenças.
— Longarinas laterais unem as traves horizontais dos cavaletes. Em curva, usar longarinas mais curtas
No meio: – Reforçar a união dos cavaletes com diagonais laterais
Embaixo: – Reforçar a união dos cavaletes com uma segunda série de diagonais, formando um "X" na lateral de cada "célula"

Planejamento & montagem final

Na maquete, você pode:

  • Adaptar a ponte / viaduto ao relevo

  • Adaptar o relevo à ponte / viaduto

    • Em qualquer dos casos, pequenas bases — isopor, imitando fundações de pedra — preenchem as diferenças

A montagem final é feita:

  • Fora da maquete

  • De cabeça para baixo

    • Trace a curva (ou reta) sobre um papel e fixe-o sobre uma tábua macia

    • Vá colocando os cavaletes — de cabeça para baixo — sobre o traçado da curva, e fixe-os à madeira, com alfinetes

    • Cole longarinas laterais unindo as traves horizontais dos vários cavaletes

    • Cole diagonais laterais unindo as traves horizontais dos vários cavaletes, em "X"

Após a cura da cola, o conjunto se apresentará surpreendentemente sólido — é só instalar na maquete, preenchendo as diferenças do relevo com as bases de isopor imitando "fundações" de pedra.

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