Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Anuário Estatístico do Brasil

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
Produção da indústria ferroviária 1971-2010 | Passageiros | Mercadorias | Bagagens e encomendas | Locomotivas | Vagões de carga | Vagões de passageiros
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898 | Planos ferroviários
Quadros das ferrovias em:
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
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"O Brasil, suas Riquezas Naturais, suas Indústrias", Vol. 2, Tomo 3: "Indústria de Transportes"
– Centro Industrial do Brasil, Rio de Janeiro, 1909 – Re-edição fac-similar ("Séries Estatísticas Restrospectivas"), IBGE, Rio de Janeiro, 1986
Quadro comparativo das estradas de ferro em trafego em 1907, em relação à superficie e população dos Estados
cib1907a
Resultados do trafego das estradas de ferro da Republica em 1907
cib1907b
Anuário Estatístico do Brasil - IBGE - 1946
I - Estradas de Ferro
1. Resumo - 1944 - Extensão da rêde em tráfego (km) por bitola
- Estações e paradas
- Material rodante
- Consumo
ibgeAeb1946a
Transporte:
  - Passageiros, Animais, Bagagens e encomendas, Mercadorias
  - Resultados financeiros
  - Acidentes
ibgeAeb1946b
2. Rede ferroviária - 1940 / 45 a) Discriminação, segundo várias características
    - Segundo a categoria econômica
    - Segundo a bitola
    - Segundo a propriedade e o regime
b) Discriminação, segundo as estradas
ibgeAeb1946c
b) Discriminação, segundo as estradas (cont.)
c) Discriminação, segundo as Unidades da Federação
ibgeAeb1946d
II - Ferro carris de uso público
Condições gerais do serviço - 1945 - Extensão das linhas
- Carros em tráfego
- Pessoal empregado
- Passageiros transportados
ibgeAeb1946e
Anuário Estatístico do Brasil - IBGE - 1957
I - Estradas de Ferro
1. Desenvolvimento no período
               1916 / 56
a) Números absolutos:
    - Extensão da rêde em tráfego,
    - Locomotivas,
    - Carros,
    - Vagões,
    - Transporte,
    - Resultados financeiros
ibgeAeb1957a
b) Números relativos
    - Passageiros, por km em tráfego
    - Mercadorias, por km em tráfego
    - Extensão da rêde, por 1.000 km2
    - Extensão da rêde, por 10.000 habitantes
ibgeAeb1957b
2. Aspectos gerais - 1954 / 56 - Extensão da rêde em tráfego
- Material rodante
- Consumo
- Pessoal empregado
ibgeAeb1957c
3. Rêde ferroviária
    Extensão da rêde em tráfego
    (Números absolutos e relativos)
a) Especificação, por Unidades da Federação - 1956
b) Especificação, segundo as ferrovias - 1954 / 56
ibgeAeb1957d
c) Rêde eletrificada, segundo as ferrovias - 1954 / 56
4. Densidade média de tráfego, segundo as ferrovias - 1954 / 56
ibgeAeb1957e
Anuário Estatístico do Brasil - IBGE - 1960
I - Estradas de Ferro
1. Extensão da rêde em tráfego,
    segundo vários aspectos
            - 1957 / 59
a) Números absolutos
ibgeAeb1960a
b) Coeficientes
ibgeAeb1960b
2. Transporte, material roante, consumo, pessoal e resultados financeiros - 1957 / 59
Anuário Estatístico do Brasil - IBGE - 1966
A) Estradas de Ferro
1. Extensão da rêde em tráfego, segundo vários aspectos - 1964 - Segundo a propriedade e administração
- Segundo a bitola
- Segundo a categoria econômica
- Segundo as ferrovias
- Segundo a natureza da tração
ibgeAeb1966a
2. Transporte, material rodante, consumo, pessoal e resultados financeiros - 1962 / 64
3. Rêde Ferroviária Federal - 1965 a) Transporte
b) Material rodante
c) Consumo
ibgeAeb1966b
d) Pessoal empregado
e) Resultados financeiros
ibgeAeb1966c
A evolução dos transportes no Brasil
Josef Barat, IBGE/Ipea, 1978
Evolução do tráfego ferroviário de mercadorias: período 1961-1970
barat12
Evolução do tráfego ferroviário de passageiros: período 1961-1970
barat13
Quilometragem, índices de carga e pessoal do sistema ferroviário brasileiro: anos de 1965 a 1970
barat14
Anuário Estatístico das Ferrovias do Brasil - RFFSA, 1985
Principais mercadorias - 1984 - Por ferrovia (Toneladas, Toneladas-Km, Receita)
rffsaAefb1985a
Mercadorias por ferrovia de 1975 a 1984 - Toneladas úteis (TU) e Toneladas-quilômetro úteis (TKU)
rffsaAefb1985b
Extensão das linhas principais e ramais - 1982 a 1984
rffsaAefb1985c
Pessoal empregado (por ferrovia) - 1975 a 1984
rffsaAefb1985d
Densidade de tráfego: Mercadorias por ferrovia - 1975 a 1984 - Milhares de TKU por km de Linha
rffsaAefb1985e
– É notória a inconsistência entre todas as estatísticas aqui incluídas. As séries do IBGE, apesar do maior rigor metodológico, oferecem, a cada década, tabulações que não podem ser comparadas com as da década anterior. Já os dados RFFSA / Ministério dos Transportes parecem simplesmente não ter qualquer rigor metodológico, perdendo-se em minúcias, excesso de números, tabelas e detalhes de difícil comparação quanto ao que é significativo.
– Em todo os casos, estão fornecidos dados suficientes para a localização das publicações, e recomenda-se consultá-las para maior detalhamento — em especial a obra de Josef Barat, que constitui um estudo aprofundado sobre os transportes no Brasil numa década em que ocorreram transformações radicais.
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
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Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991

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