|
As características dos trilhos, bem como a localização logo no início do livro (pág. 49), sugerem que a foto seja da época da conclusão do Túnel Grande, inaugurado em 17 Dez. 1865, após 7 anos de escavação.
Na pág. 47, o balanço das obras até Junho daquele ano registra que: Os trilhos dos sistemas Barlow e Brunel, primitivamente empregados, estavam sendo substituídos gradativamente pelos de modelo americano, embora sem indicar se isso abrangia o trecho da Serra.
Naquele momento, os trilhos já se estendiam até o Desengano, cuja estação foi inaugurada no mesmo dia.
De acordo com Cristiano Ottoni, Minha demissão foi dada a 8 ou 9 de Dezembro, e a 17 teve lugar a inauguração do túnel grande e das estações de Ipiranga, Vassouras e Desengano, à qual ainda assisti por não ter tomado posse o meu sucessor.
Locomotiva Baronesa
Igreja de Sant'Ana
A primeira estação do Campo
Estação Corte em 1870
Estação Desengano
Estação Entre-Rios
Estação Porto Novo do Cunha
Estação Saudade
Estação Comércio
Estação Miguel Burnier
Estação Ouro Preto
Estação Cachoeira
Estação Cruzeiro
Estação Juiz de Fora
Estação Surubi
Estação Lafaiete
Estação Sítio
Estação Gamboa
Estação São Francisco Xavier
Estação General Carneiro
Estação Minas
Estação Belém
Estação Rodeio
Ponte Paraíso
Ponte de Cachoeira
Monumento em Entre-Rios
Túnel Grande
Túnel nº 1
Edifício da Tração de São Diogo
Oficinas do Engenho de Dentro
Pedreira São Diogo
Estações em 1960
Biblioteca digital