Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

  

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

Ponte tosca de madeira em cavaletes da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

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Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
O Trust Farquhar no Brasil

Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 18 —Set. 1986

Percival Farquhar

Nem mesmo o "bandido" da história fica devendo nada aos do velho-oeste. Afinal, é o mesmo "chefão" que construiu a primeira ferrovia através do continente norte-americano, a Canadian Pacific Railway, recebendo do governo canadense fabulosas concessões de terra dos dois lados da estrada.

No Brasil, Farquhar dominou os serviços de energia elétrica, bondes, telefones e gás (Light), os portos de Belém (PA) e Rio Grande (RS), toda navegação amazônica, serrarias, indústrias de papel, frigoríficos, o Hotel Ritz, o jornal A Noite, 25 milhões de hectares e 47% dos 23,5 mil km de ferrovias existentes no País, à época.

Para dominar a Cia. EFSPRG, que estava abrindo a estrada na floresta, Farquhar adquire as vias de acesso por onde eram transportados materiais e mantimentos — a Sorocabana, a Compagnie Generale des Chemins de Fer du Paraná e a Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer du Brésil. Sem suprimentos, logo a obra da Cia. EFSPRG se viu asfixiada.

Dominadas as ferrovias, as serrarias do Trust passaram a gozar de tarifas especiais, eliminando a concorrência das madeireiras independentes.

Foto da ponte pioneira da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande
Foto do livro Trem de Ferro: a ferrovia na guerra do Contestado
   
  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Trem de Ferro: a ferrovia no Contestado
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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

    
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