Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
O Trust Farquhar no Brasil
Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 18
Set. 1986
Percival Farquhar
Nem mesmo o "bandido" da história fica devendo
nada aos do velho-oeste. Afinal, é o mesmo "chefão"
que construiu a primeira ferrovia através do continente norte-americano,
a Canadian Pacific Railway, recebendo do governo canadense fabulosas
concessões de terra dos dois lados da estrada.
No Brasil, Farquhar dominou os serviços de energia elétrica,
bondes, telefones e gás (Light), os portos de Belém
(PA) e Rio Grande (RS), toda navegação amazônica,
serrarias, indústrias de papel, frigoríficos, o Hotel
Ritz, o jornal A Noite, 25 milhões de hectares e 47% dos
23,5 mil km de ferrovias existentes no País, à época.
Para dominar a Cia. EFSPRG, que estava abrindo a estrada na floresta,
Farquhar adquire as vias de acesso por onde eram transportados materiais
e mantimentos — a Sorocabana, a Compagnie Generale des Chemins de
Fer du Paraná e a Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer
du Brésil. Sem suprimentos, logo a obra da Cia. EFSPRG se
viu asfixiada.
Dominadas as ferrovias, as serrarias do Trust passaram a gozar
de tarifas especiais, eliminando a concorrência das madeireiras
independentes.
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