Trem Húngaro Rio - São Paulo
Serviço faria 20 anos este mês
Centro-Oeste n° 88 — 1°-Mar-1994
Completam-se este mês 20 anos do início da operação dos trens húngaros
entre o Rio de Janeiro e São Paulo (DPE-1 às 17h de 1974/Mar/11).
Foi uma carreira curta, menos de 2 anos, pois em 76/Mar/04 fizeram a
última viagem nesta linha (DPE-2 às 17h).
Em 1976/Mar/05 foram entregues à 4ª Divisão – Santos a Jundiaí.
Segundo pesquisa realizada em 1976 por Leila Escobar (SR-3), em 1976/Ago/02
os trens húngaros começaram a circular entre São Paulo e Campinas, operados
conjuntamente pela Fepasa e RFFSA — com saídas diárias da Luz às 7h45,
11h30 e 18h25; e de Campinas às 7h10, 12h e 18h.
A passagem custava Cr$ 20 no percurso total; Cr$ 15 de São Paulo a Jundiaí;
e Cr$ 10 de Jundiaí a Campinas.
A partir de 1976/Nov/08, o percurso foi estendido a Rio Claro, partindo
da Luz às 7h15, 10h30 e 18h25, com paradas em Jundiaí, Campinas, Sumaré,
Americana, Limeira, e chegadas às 9h47, 13h10 e 20h56.
De Rio Claro, partia às 5h25, 10h35 e 16h45, devendo chegar à Luz às
8h27, 13h17 e 19h17.
A propósito dos trens húngaros do Sul, a pesquisa, localizada por José
Emílio Buzelin, acrescenta apenas que em 76/Ago ainda circulavam entre
Porto Alegre e Uruguaiana.
Quanto às unidades da Central, informa que foram desembarcadas do Lóide
Nova Iorque no cais do porto do Rio de Janeiro em 1973/Out/31.
O lote completo (larga e métrica) custou "aproximadamente Cr$ 50 milhões
incluindo as peças sobressalentes, no ano de 1970" (FRC).
|