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Trem Húngaro Rio - São Paulo
Serviço faria 20 anos este mês

Centro-Oeste n° 88 — 1°-Mar-1994

Completam-se este mês 20 anos do início da operação dos trens húngaros entre o Rio de Janeiro e São Paulo (DPE-1 às 17h de 1974/Mar/11).

Foi uma carreira curta, menos de 2 anos, pois em 76/Mar/04 fizeram a última viagem nesta linha (DPE-2 às 17h).

Em 1976/Mar/05 foram entregues à 4ª Divisão – Santos a Jundiaí.

Segundo pesquisa realizada em 1976 por Leila Escobar (SR-3), em 1976/Ago/02 os trens húngaros começaram a circular entre São Paulo e Campinas, operados conjuntamente pela Fepasa e RFFSA — com saídas diárias da Luz às 7h45, 11h30 e 18h25; e de Campinas às 7h10, 12h e 18h.

A passagem custava Cr$ 20 no percurso total; Cr$ 15 de São Paulo a Jundiaí; e Cr$ 10 de Jundiaí a Campinas.

A partir de 1976/Nov/08, o percurso foi estendido a Rio Claro, partindo da Luz às 7h15, 10h30 e 18h25, com paradas em Jundiaí, Campinas, Sumaré, Americana, Limeira, e chegadas às 9h47, 13h10 e 20h56.

De Rio Claro, partia às 5h25, 10h35 e 16h45, devendo chegar à Luz às 8h27, 13h17 e 19h17.

A propósito dos trens húngaros do Sul, a pesquisa, localizada por José Emílio Buzelin, acrescenta apenas que em 76/Ago ainda circulavam entre Porto Alegre e Uruguaiana.

Quanto às unidades da Central, informa que foram desembarcadas do Lóide Nova Iorque no cais do porto do Rio de Janeiro em 1973/Out/31.

O lote completo (larga e métrica) custou "aproximadamente Cr$ 50 milhões incluindo as peças sobressalentes, no ano de 1970" (FRC).

Trem Húngaro
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Fotos
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Porto Alegre - Uruguaiana na década de 1980 | No viaduto da Mula Preta
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